Previous Next

Assembleia do Clero

Ainda vivendo na ressonância do encerramento do Jubileu (ocasião ideal para repor e reavivar a justiça fraternal), o clero da Diocese de Lamego reuniu-se para viver a sua Assembleia do Clero. Esta Assembleia ocorreu no dia 29 de dezembro na Casa da Obra Kolping (Lamego). Teve como tema a possibilidade da criação do Estatuto Económico para o Clero e apurar mecanismos para salvaguardar os presbíteros em situações mais desprotegidas, na velhice ou em caso de doença. Para ajudar a discernir sobre possíveis soluções e respostas, nesta Assembleia esteve presente o Pe. Joaquim Rocha (Vigário-Geral da Diocese de Aveiro), para através do testemunho e caminho feito pela sua Diocese fornecer um ponto de referência para a nossa Diocese. Esta Assembleia começou com a recitação da Hora Intermédia. Seguidamente, o Vigário-Geral (Cón. João Carlos) fez uma breve apresentação do Pe. Joaquim Rocha. Antes da sua intervenção, o Pe. Ângelo Santos fez um breve enquadramento teológico da referida Assembleia frisando acima de tudo a identidade do presbítero como ponto de partida para a temática proposta para este encontro. Logo de seguida, o Pe. Joaquim Rocha de um jeito fraternal, frontal, assertivo e sem tabus apresentou de forma sucinta o Estatuto Económico do Clero da Diocese de Aveiro e o Fundo Diocesano de Compensação do Clero. Ao longo da sua exposição o Pe. Joaquim Rocha apresentou a necessidade de ultrapassar o modelo beneficial para um modelo fraternal e solidário desejado e requerido pelo Concílio Vaticano II. Para o bom funcionamento deste modelo é necessária uma sinergia entre comunidades paroquiais, presbitério e fundo diocesano, para apurar um mecanismo que seja realizável tendo em conta as mudanças ocorridas nos últimos no tecido eclesial e social.    

Antes do fecho desta Assembleia, o Cón. José Alfredo referiu a possibilidade da criação de um Instituto Diocesano de apoio aos presbíteros para dar respostas ao nível de assuntos de ordem material e espiritual, um possível mecanismo de substituição da extinta Associação Mútua do Clero. O encerramento desta Assembleia ficou a cargo do nosso Bispo, que agradeceu a envolvência de todos nesta temática tão delicada, principalmente ao Pe. Joaquim Rocha pela sua disponibilidade e amabilidade de estar connosco nesta Assembleia. Também deixou uma palavra de estímulo para continuarmos neste caminho e processo.  

Peçamos ao Espírito Santo que nos conceda tenacidade e audácia de prosseguirmos este caminho de reflexão em benefício da nossa Diocese e do seu presbítero para que possamos viver mais aproximadamente do espírito evangélico, para que saibamos superar os nossos receios, resistências, indiferenças e incertezas

 

Pe. Ângelo Santos, in Voz de Lamego, ano 96/07, n.º 4832, de 7 de janeiro de 2026

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147