Previous Next

Catequistas em formação no Arciprestado do Alto Douro

Decorreu no passado dia 7 de fevereiro de 2026, na Paróquia de Freixo de Numão, uma formação para os Catequistas do nosso arciprestado.

Esta formação foi promovida pelo Secretariado Diocesano da Catequese da nossa Diocese de Lamego.

O ponto de acolhimento realizou-se na Igreja Paroquial de S. Pedro de Freixo de Numão, com cânticos e orações, presidido pelo Pároco Ponciano e com a presença dos Párocos Amadeo e Basílio, onde podemos “beber” desta luz espiritual do Amor de Deus, que nos chamou para esta missão de sermos catequistas.

De seguida, fomos novamente convidados a “beber” e saborear desta luz, mas de reflexão, conhecimento e partilha no Auditório da Adega Cooperativa de Freixo de Numão, liderada pelas formadoras Adelaide Melo, Susana Matias e Daniela Pereira.

O tema preparado “a ousadia de Amar a Deus” do 9 º ano de catequese, transmitiu aos participantes a mensagem de sermos diferentes, de acreditarmos em Deus, tanto na intimidade, como na comunidade cristã como membros ativos na Eucaristia.

Não só ao Domingo, mas todos os dias da nossa vida. Que a catequese não passa só por memorizar as orações, mas por interpretá-las e mantê-las em prática.

A formação centrou-se em quatro sessões centrais de preparação para lecionar a catequese: em sala; esclarecimento de dúvidas e respostas às questões dos catequizandos; voluntariado (serviço aos outros) e momento de oração (preparação e vivência).

Outro momento, foi recordarmos os ritos iniciais, Liturgia da Palavra, Liturgia eucarística e ritos finais da Eucaristia Dominical, e na importância da participação, de sermos cristãos, de vivermos numa comunidade cristã, de Amar, Louvar e Celebrar a Deus na Eucaristia.

Num momento final, foi-nos proposto refletir e partilharmos quais as questões mais comuns dos nossos catequizandos, quais as suas inquietações, onde o tema das guerras, de tanto sofrimento e da presença de Deus foi debatido.  

A mensagem de Cristo é: Amai-vos uns aos outros. Acreditamos que fomos criados por amor, em amor e para amar e a partir daqui viver e, esta é a maior mensagem universal da humanidade.

Nos tempos que correm, a catequese tem que ser novidade, cabe-nos a nós torná-la alegre e educar para a partilha, voluntariado e solidariedade. Nunca tendo medo de Ousar a Deus!

Resta-nos agradecer ao Secretariado Diocesano da Catequese, estes momentos de partilha de conhecimentos, de convívio, reencontros e de sorrisos. Do que levo de mais enriquecedor desta formação, é que todos aprendemos uns com os outros, não importa a condição ou a classe social, e o menino Zé Maria da Paróquia de Mêda, que esteve presente, e que quer ser catequista, ensinou-nos tanto, foi o mais participativo e sempre cheio de entusiasmo e alegria durante toda a formação. Até na diferença vimos o Amor de Deus!

 

Mónica Ribeiro, in Voz de Lamego, ano 96/12, n.º 4837, de 11 de fevereiro de 2026

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.