O Seminário de Lamego recebeu, na sexta-feira o Seminário de Vila Real para o retiro anual da quaresma e logo à partida se gerou um enorme clima de amizade e partilha entre os seminaristas das duas dioceses.
Começou com a eucaristia, a mesa de partilha do banquete que é Cristo, e foi seguida pelo jantar no qual os alunos se foram conhecendo e o momento de convívio, antes de entrar no ambiente de silêncio e recoleção próprios de um retiro, terminou com a partilha de experiências que revelou que não é preciso muito tempo para começar amizade.
O retiro que decorreu desde sexta-feira até domingo, foi orientado pelo Pe. Ivo Coelho, pároco na diocese de Vila Real o qual escolheu como tema para as reflexões "Jesus Cristo" que parece pouco vasto mas que se revelou imenso já que pouco ou nada sabemos da sua vida entre a infância e o começo da sua vida pública. Também Jesus Cristo é e deve ser a maior união entre os seminaristas.
Depois do final do retiro, teve lugar a última parte do convívio dos dois seminários, um jogo de futebol no qual a maior recompensa foi a amizade entre os seminaristas, algo que perdurará se for alimentado.
Pedro Gomes, Seminarista de Vila Real
18 de fevereiro de 2018
in Voz de Lamego, ano 88/12, n.º 4449, 20 de fevereiro de 2018