O habitual retiro da Quaresma do Seminário Intediocesano de São José, que reúne em Braga os seminaristas maiores das dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu, realizou-se este ano entre os dias 14 e 18 de Fevereiro no Seminário de São José pertencente à Ordem dos Padres Vicentinos (Padres Lazaristas) em Felgueiras, diocese do Porto.
É por este meio, fronteira do final do primeiro semestre e o início do segundo, que os 13 seminaristas que compõem a comunidade intediocesana refletem os sucessos e insucessos do meio ano académico que passou, agradecem os seus frutos e, na oração que nos aproxima do conforto do Mestre, recarregam energias para o novo semestre que se inicia. Mas é, acima de tudo, uma oportunidade de amadurecer a vocação e iniciar o caminho de preparação para a Páscoa da Ressureição.
As reflexões orientadas pelo Pe. Fernando Soares, seguiram uma linha de interpretação do discipulado, da forma como o discípulo deve olhar Jesus e de que modo isso deve moldar as suas atitudes. O retiro ficou ainda marcado pela participação dos seminaristas num edificante e regenerador momento de oração segundo o modelo de Taizé organizado pelos jovens daquele arciprestado e ainda algumas visitas a lugares de destaque daquela região (Sta. Quitéria e Mosteiro de Pombeiro).
João Pereira, in Voz de Lamego, ano 88/14, n.º 4451, 6 de março de 2018