Previous Next

Dia Mundial de Juventude e o XIII Festival Diocesano da Canção

Ao som do yeeeh yeeeh
Foi no passado dia 24 de março que decorreram em Tarouca o “Dia Mundial de Juventude” e o “XIII Festival Diocesano da Canção”.

Sobre o Dia Mundial da Juventude, a primeira atividade do dia, queremos dizer-vos que foi um dia diferente…um dia muito bem passado…rodeado de jovens que se predispuseram a sair de suas casas e das suas zonas de conforto para responder ao apelo deixado pelo Papa São João Paulo II. O acolhimento realizado pela equipa do DDPJ deixou-nos logo com a sensação de que estávamos em casa, na casa do nosso PAI, e de que éramos apenas um só grupo, apesar da diversidade de paróquias presentes. Ao som do yeeeh yeeeh cantamos, dançamos, abraçamos, corremos, e assim ficamos com o espírito aberto e mais solto, prontos a viver aquele dia. Foi bom sentir que o mesmo sentimento era vivido e partilhado de igual modo pelas diversas paróquias da diocese de Lamego.

Para este dia, foi também proposta uma via-sacra. E, bem sabemos, que os jovens ainda não estão bem familiarizados com esta celebração. Mas, felizmente, tem aparecido cada vez mais formas de a tornar dinâmica, mais atrativa e mais jovem. Foi uma via-sacra também ela diferente, repleta de símbolos, que associados a cada estação fizeram com que a vivêssemos de maneira mais intensa e com um maior sentido de responsabilidade. Todos, de uma forma ou de outra, sentimos mais intensamente aquele percurso doloroso e aquele peso da cruz que Jesus suportou na sua caminhada até ao calvário. Durante a caminhada, foi também criada a frase que nos guiou ao longo de todo este dia: “Não temas, Maria”.
Tivemos ainda a oportunidade de realizar workshops, onde nos foi possível ajudar na realização de um momento cómico para o Festival, ajudar na construção de um belo jardim em que as nossas pétalas representariam as qualidades que cada um tinha e acima de tudo, relembrar que somos todos flores pertencentes ao mesmo jardim e ainda aprender um pouco mais, sobre o voluntariado dos jovens e a sua importância.

A tarde já ia longa e nada melhor que um belo jantar partilhado para repor todas as energias necessárias, para ao som do yeeeh yeeeh, disfrutarmos do Festival Diocesano da Canção. Desta vez, não participamos, mas fica já a promessa de que no próximo ano iremos tentar apresentar a nossa canção.

Foram 8 as canções apresentadas, dos grupos de jovens de Almacave, Tarouca, Sernancelhe, Salzedas, Cunha e Ponte do Abade, Sé, Avões e Vila da Ponte. Foi uma noite repleta de emoções que nos encheram o coração de alegria e felicidade. De todas as canções, o grupo de jovens Arautos da Alegria, Tarouca, foram os que convenceram mais o júri, tornando-se assim os vencedores da 13ª edição do Festival.
Apesar de ter de haver um vencedor, acreditamos muito sinceramente, que todos ganharam, todos nós saímos a ganhar. Pelo encontro, pelo convívio, pelo amor e pela união. Ficámos de coração cheio.
Obrigado DDPJ Lamego! Obrigado Tarouca! Obrigado Mãe Maria!


Gotas d’Orvalho – Grupo de Jovens de Resende
Facebook: @GJgotasdeorvalho, in Voz de Lamego, ano 88/17, n.º 4454, 27 de março de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147