Previous Next

II Percurso Inicial de Formação do CNE da Região de Lamego

Nos dias 17 e 18 de Março realizou-se o segundo IPE (Iniciação à Pedagogia Escutista) da Região de Lamego, no Seminário Menor de Resende. Tendo como mote as Aventuras de Tom Sawyer, o imaginário foi: “As Aventuras de Tom Sawyer em busca de um escutismo melhor!”.

Todos nós já fomos crianças e devemos lembrar-nos disso, pois a missão de cada Dirigente é a de ajudar as crianças e os jovens dos seus Agrupamentos a crescer como cidadãos com valores, conhecimentos, atitudes e crenças para serem, cada vez, melhores. Como tal, devem alimentar a criança que há em si, relembrando que é através do jogo escutista, da imaginação e da experiência que se adquirem as ferramentas necessárias ao crescimento e à maturidade.
Os trabalhos iniciaram-se pelas 8 horas e 30 minutos do dia 17, sendo apresentado o Imaginário e efetuado um jogo para a constituição de cada Patrulha. Deve-se ressalvar que os candidatos a dirigentes trabalharam como se tratassem de Exploradores, a segunda secção do CNE.

À semelhança do IPE realizado em 2015 houve bastante adesão, sendo 23 formandos distribuídos por quatro patrulhas: a patrulha Tom Sawyer, a patrulha Huckleberry Finn, a patrulha Becky Tatcher e a patrulha Joe Harper.
As patrulhas foram constituídas pela Equipa de Formação de maneira heterogénea, com o intuito de as tornar equilibradas, tendo em consideração os diferentes níveis etários, as formações académicas e os conhecimentos escutistas, uma vez que se tratavam de Noviços e Aspirantes.

Durante todo este fim-de-semana foram apresentados os módulos de formação pela Equipa de Formação; foram discutidas ideias, partilhados conhecimentos e realizados diversos jogos escutistas.
A celebração da Eucaristia decorreu no sábado à noite, pelas 21 horas. Esteve a cargo do Assistente da Região de Lamego o Senhor Padre Artur Mergulhão e animada pelos Formandos. Foi uma Eucaristia muito participada, intensa e introspetiva. Na homilia foi apresentado um paralelismo entre a importância da paternidade, uma vez que o dia de São José (Dia do Pai) se aproximava, e a importância do papel de um bom Dirigente do CNE na educação e crescimento das crianças e jovens escuteiros, assim como a importância da fé na vida e ao longo de todo o percurso escutista. O Senhor Padre Artur Mergulhão referiu que os Dirigentes se devem comportar-se como pais das crianças que lhes são confiadas, uma vez que as crianças vão olhar para eles como modelos a seguir.

Também foram entregues, no início da Eucaristia, os lenços de Gilwell às Formadoras Ana Luísa e Mafalda Santos as quais já tinham recebido o colar de 3 contas no último Conselho Regional, (este lenço é usado por todos os dirigentes qualificados em formação específica que os habilitam como Formadores de adultos).

No decorrer desta formação realizaram-se três Conselhos de Guias, nos quais foram discutidos alguns temas relacionados com as atividades formativas e a negociação das datas de entrega dos trabalhos individuais e trabalhos de Patrulha a realizar pelos futuros Dirigentes. Os modelos aplicados para exemplificar e explicar a importância de um Conselho de Guias foram: o método pedagógico ativo e o método pedagógico demonstrativo. Os Guias de cada Patrulha reuniram-se em Conselho de Guias com o Chefe de Unidade, neste caso, o Diretor de Formação, numa mesa central e, os restantes elementos das Patrulhas assistiram como meros observadores.

A finalidade deste IPE foi dotar os candidatos a Dirigentes de ferramentas essenciais ao seu desempenho, a criação de laços de amizade e de partilha. Para um escutismo melhor é fundamental trabalhar em Equipa, em Unidade e em Região, porque “juntos somos mais fortes”.

Equipa Regional de Formação – Região de Lamego, in Voz de Lamego, ano 88/18, n.º 4455, 3 de abril de 2018.

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147