Foi com enorme regozijo que nos passados dias 13 e 15 de abril, recebemos na paróquia de São Martinho de Seixas o Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom António Couto, nosso Bispo e Pastor.
Alegremente constatamos que toda a paróquia uniu esforços e que cada um de nós, de coração aberto, se envolveu e contribuiu, da melhor forma que pôde e soube para que a visita se transformasse em tempo de júbilo e partilha.
Aqueles dias foram dias de festa, sentimos que a nossa família estava completa, mais ainda pela dedicação, quietude e serenidade com que fomos presenteados.
Os nossos doentes e acamados vislumbraram um raio de luz e quem viram não foi um “homem” mas antes uma presença de Deus, e todos sabemos como isso é importante para alguém que perdeu a esperança. É assim que se chega ao céu, é assim que se tocam as estrelas… a felicidade pode estar tão perto e às vezes é de tão fácil acesso… obrigada por eles e por os conciliar com a fé.
Fomos incentivados para a busca sincera do crescimento espiritual e de boas ações, e evangelicamente instruídos que como bons católicos e irmãos não devemos apenas ficar enclausurados nas participações dominicais e festivas, mas também viver cada dia como verdadeiros cristãos, procurando um engrandecer da alma, através das atitudes e gestos diários.
Dom António Couto tocou-nos com a sua simpatia e humildade, com o seu apelo à simplicidade e à reflexão, a sua presença acabou por ser um elixir na nossa fé às vezes moribunda e foi acima de tudo uma aula de catequese bem lecionada e produtiva.
Obrigada IRMÃO, a nossa casa é também a sua casa…
Liberta, in Voz de Lamego, ano 88/22, n.º 44588, 1 de maio de 2018