No passado dia 25 de Abril (dia da liberdade) os seminaristas e seus formadores (Pe. Ângelo Santos e o reitor Pe. Joaquim Dionísio), juntamente com o Pe. Fabrício Pinheiro, tiveram um dia diferente com uma pequena saída aos Passadiços Do Paiva, inaugurados em 2015.
Neste dia, tivemos a experiência de percorrer 9 km à beira-rio. No desenrolar do percurso houve certas coisas que chamaram mais a atenção, como por exemplo a movimentação da água em várias zonas, o formato das rochas, enfim, uma série de momentos belíssimos. Além disto, detivemo-nos admirados perante os nomes de certos animais que por ali andavam como Aurínia e a Quadripuntária, espécies ameaçadas na Europa e, por isso, uma grande raridade do Paiva. Fomo-nos deparando com a biodiversidade nas rochas como por exemplo os Fungos e Musgos que ao longo do tempo vão fazendo parte das rochas, sendo que para além dos Musgos e dos Fungos também existem animais que se refugiam nas rochas como é o caso da aranha-de-tenda-de-cinco-pintas.
Terminado o percurso e porque a hora também já estava adiantada, fomos almoçar, a convite do Pe. Fabrício Pinheiro ao qual naturalmente agradecemos a sua disponibilidade que fez deste dia um dia diferente de todos os outros, cheio de muita alegria e de muita diversão.
Tiago Fonseca, 12º Ano, in Voz de Lamego, ano 88/22, n.º 44588, 1 de maio de 2018