Terminou no passado dia 21 de Julho, no Seminário Maior de Lamego, mais uma Oficina de Oração e Vida. O encerramento, chamado “Deserto”, corresponde a um tempo pessoal de silêncio e oração, como cume da vivência da Oficina.
As Oficinas de Oração e Vida (TOV, na sigla internacional) são um serviçoapostólico essencialmente laical.Fundadas por Frei Ignacio Larrañaga em 1984,foram aprovadas e recomendadas pela Santa Sé em 1997. Baseiam-se na Palavra de Deus (Bíblia) e consistem em 15 sessões semanais, onde através de várias modalidades de oração (ou diferentes modos de orar, que constituem a sua novidade fundamental na Igreja) e das mensagens de Frei Ignacio, o oficinista vive um processo de santificação cristificante resumido na pergunta: “O que faria Jesus no meu lugar?”
O serviço dos TOV está a implementar-se na Diocese de Lamego desde o início de 2017, tendo já sido realizadas anteriormente em Tendais (Cinfães), S. Martinho das Chãs (Armamar), S. Cosmado (Armamar) e na Obra Kolping (Lamego). Em Tendais também se realizou uma Oficina para Jovens, constando de 10 sessões, em 2017. Este grupo que agora concluiu a Oficina reuniu-se entre Abril e Julho de 2018, aos Domingos à noite, no Centro Social S. João Paulo II, em Lamego.
Para o próximo ano pastoral está prevista a realização de uma Escola de Preparação para Guias (leigos responsáveis pela condução das sessões) com vista à formação de um Núcleo Local na Diocese.
in Voz de Lamego, ano 88/35, 4472, 31 de julho de 2018