No dia 31 de julho, a Igreja Matriz da Paróquia de Castro Daire foi pequena para acolher a multidão que ali se deslocou para, pelas 18h30, em Eucaristia, celebrar os 25 anos de ordenação sacerdotal do seu pároco, Pe. Carlos Caria.
Com ele estava a família de sangue, os seus pais e o seu irmão, os seus irmãos sacerdotes do arciprestado de Castro Daire – Vila Nova de Paiva, sacerdotes naturais da paróquia, antigos párocos e também de outras dioceses e congregações religiosas que se quiseram associar ao júbilo do colega.
Honraram-nos com a sua presença as diversas instituições da Vila: Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Bombeiros Voluntários de Castro Daire e Farejinhas, Santa Casa da Misericórdia e Banda de Música; os grupos paroquiais: Escuteiros, Irmandade dos Santos Passos, Acólitos, Conselho Económico e Grupo Coral que em conjunto com a Banda encheu de melodia e beleza a celebração.
Mas sobretudo marcava presença o Povo de Deus, numeroso, recolhido e reconhecido à volta do seu Pastor. Porta-voz desse povo, uma paroquiana assim saudou o Pe. Caria: “De muitos lugares chegamos a esta casa, uma onda que cresceu quase em surdina, e aqui estamos neste lugar maravilhoso, onde a grandeza de Deus nos envolve e nos faz saborear no louvor, na gratidão e na prece, a alegria da vida. E hoje o nosso sentimento comum é o de agradecer ao Senhor pelo dom da vida do Padre Caria, e pela sua ordenação sacerdotal há 25 anos atrás. Louvar a Deus pelo seu serviço, que é semente de amor, sabedoria, conhecimento, bondade e humildade.”
E concluiu: “Padre Caria, na vida há acontecimentos e datas que não podemos esquecer (dizer isto a alguém que é tão feliz a realizar festas para os outros, parece um contrassenso) e no que diz respeito à sua vocação, muito mais se torna importante fazer memória, principalmente como atitude de Ação de Graças, pelo dom recebido e pela sua incondicional entrega ao plano de Deus nas nossas comunidades.
Bem-haja pelo trabalho material e espiritual realizado nas paróquias de Castro Daire e Farejinhas, nas diferentes comunidades, com os vários movimentos paroquiais, presentes nesta celebração.”
Na homilia o Pe. Caria fez a evocação de momentos importantes da sua vida ao longo deste quarto de século em que serve a Igreja, nesta paróquia, onde sempre esteve como Presbítero. Agradeceu a presença de todos desejando que esta festa, em dia de Santo Inácio de Loiola, fosse “toda para maior Glória de Deus.”
No final da Eucaristia, no Adro da Igreja, houve espaço de convívio com a Banda de Música e um Grupo de Cantares Populares e um lanche oferecido por diversos estabelecimentos comerciais de Castro Daire, espaço de convívio entre paroquianos e oportunidade para todos saudarem e agradecerem ao Pe. Caria o seu ministério.
Uma palavra de agradecimento impõe-se à Comissão Organizadora que teve de trabalhar de forma discreta, para a realização desta homenagem, dada a “alergia” que o Pe. Caria tem a homenagens.
Obrigado a todos os que marcaram presença. Parabéns ao Pe. Carlos Caria e que o Senhor o guarde muitos anos ao serviço da Sua Igreja.
Isabel Matança, in Voz de Lamego, ano 88/36, n.º 4473, 21 de agosto de 2018