Como o previsto, D, António, nosso Bispo chegou ao largo de Santa Maria Madalena a onde recebeu cumprimentos das identidades locais, bem como da população presente.
Numa Quinta- feira que se adivinhava quente, D. António, começou por visitar a capela de Santa Maria Madalena, a onde saudou também todos os que dele se abeiravam, para o saudar.
Seguiu-se a visita ao lar, foi muito bom ver a felicidade estampada no rosto dos idosos, o contacto directo com o seu Pastor. Seguiu-se administração, o Sacramento da Unção dos Enfermos. Depois seguiu-se o almoço, mesa repartida com os utentes e funcionários do Lar, sempre pontas a bem receber, por fim o agradecimento pela visita e por aquele momento de convívio por Parte do Senhor Presidente da Instituição.
D. António agradeceu aquela oportunidade com palavras de conforto e carinho para todos quantos tratam dos que mais precisam.
Da parte de tarde e debaixo de um calor intenso, teve lugar a visita ao cemitério local, rezou por todos os que ali se encontram sepultados.
De seguida a visita a vária capelas desta paróquia, e aos doentes que se encontram em suas casas. Uma por uma, rua, por rua, sol bastante quente, D. António não deixou de ir, conversar, dar carinho, apoiar, levar uma palavra de esperança a todos os enfermos.
Por fim e para terminar este primeiro dia de visita uma reunião, com todos aqueles que se encontram, mais empenhados, leitores, acólitos. Grupo coral, zeladores, visitadores dos doentes, e quantos quiseram ouvir as palavras de encorajamento do nosso Pastor.
Seguiu-se um lanche ajantarado, gentilmente oferecido pela Junta de Freguesia, aberto a toda a População.
No domingo dia de S. João Baptista, D. António presidiu a Eucaristia, administrou o Sacramento da Confirmação e de seguida presidiu a procissão em honra do Padroeiro S. João Baptista.
Depois de almoço D. António da Rocha Couto, nosso Pastor, partiu, mas ficaram as palavras os gestos, os ensinamentos.
Obrigado D. António.
Pe. António Júlio, in Voz de Lamego, ano 88/36, n.º 4473, 21 de agosto de 2018