Apesar do calor, o Sr. Bispo D. António foi recebido no dia 19 de julho (quinta-feira) pela comunidade paroquial no alto de Santa Bárbara onde se encontra uma Capela com a mesma invocação e onde se pode contemplar uma das mais belas paisagens do Douro vinhateiro e uma perspetiva quase “aérea” de toda a Comunidade de Mós – seu casario, suas ruas…
O Sr. Bispo saudou a todos e a todos convidou a com ele partilharem os momentos da Visita Pastoral em comunhão com toda a Igreja.
De seguida dirigiu-se aos cemitérios, rezando por todos os defuntos ali sepultos e por todos os irmãos de luto, implorando a misericórdia de Deus, em atitude de fé e de esperança.
A pé, juntamente com habitantes da comunidade, D. António Couto percorreu as artérias da comunidade até à Capela de Santo António onde rezou com todos e por todos os devotos de Santo António. Continuando a percorrer as ruas, chegou à Igreja Matriz para aí presidir à celebração da Eucaristia com a administração da Santa Unção, onde muitos foram tocados pela graça de Deus.
Seguiu-se a assembleia paroquial participada por todos e onde o Sr. Bispo, tendo em conta a Carta Pastoral da Diocese para este ano, reforçou a ideia da caridade entre todos a fim de construir uma comunidade mais unida.
O encontro com os crismandos, com os 9 que iriam receber o Sacramento do Crisma no domingo seguinte, foi de extrema importância. O Senhor Bispo aproveitou para sublinhar a missão que todos têm na Igreja e lembrando que com o Crisma são outros Cristos para levarem a caridade e a bondade de Deus a todos.
No domingo, dia 22 de julho, o Sr. Bispo D. António presidiu à celebração da Eucaristia Dominical com a administração do Sacramento do Crisma e, assim, com a comunidade unida ao pastor desta porção do Povo de Deus que é a Diocese de Lamego, era encerrada a Visita Pastoral.
Alexandra Pinto, in Voz de Lamego, ano 88/36, n.º 4473, 21 de agosto de 2018