Visita Pastoral à Paroquia de Nossa Senhora da Assunção de Numão

Quinta- feira, o povo de Numão achou por bem receber D. António Couto na entrada da aldeia de Numão junto ao Nicho de Nossa Senhora da Assunção, padroeira desta Paróquia e Freguesia, com cânticos de boas vidas e manifestações de carinho assim foi recebido, o Pastor, o enviado de Deus.
Como bom Pastor, logo ali manifestou o seu apreço por tão calorosa e humilde recepção, as palavras cheias de sabedoria e amor, para com todos de forma especial para os mais idosos.

De seguida uma visita guiada pelo Senhor presidente da Junta de Freguesia, ao Centro de Interpretação do Castelo de Numão, Aldeia cheia de história, e com muita história.

No centro de Dia e apoio Domiciliário, o Senhor Bispo teve contacto com os idosos desta freguesia que o frequentam, administrou a todos eles o Sacramento da Unção dos Enfermos. O almoço foi oferecido pela direção do centro, pois a hora já se aproximava.

Estamos no meio de vinhas, no Douro profundo, não poderíamos passar este dia sem que o Senhor D. António visitasse uma das mais místicas quintas desta região. Quinta do Vesúvio, a onde D. Antónia Ferreirinha viveu e “ e comandou” todas as suas quintas na zona do Douro.

Depois foi vez de visitar a aldeia do Arnozelo, Comunidade paroquial que pertence há paróquia de Numão com pouca gente, mas todos ali aproveitando a sombra das árvores para receber aquele que vem em nome do Senhor. D. António rezou no cemitério local por todos os que ali descansam em paz. De Seguida, até a capela de Nossa Senhora da Ribeira, aos pés da Mãe do Céu D. António agradeceu aquela pequena comunidade o empenho de união com a Mãe do Céu até ao seu filho Jesus.
Uma visita rápida ao Castelo de Numão, D. António visitou a Capela da Mártir Santa Eufémia, administrou a todos os presentes a Unção dos Enfermos, rezou no cemitério por todos quantos lá se encontram sepultados. Por fim um lanche oferecido, onde todos foram convidados.

No Domingo Sua Exª Reverendíssima D. António José da Rocha Couto, presidiu à eucaristia e administrou a sacramento da confirmação.
À tarde, no salão Paroquial trocou ideias e deu pistas para todos os presentes. Falou mais uma vez do empenho que os leigos deveriam ter na Igreja.

Obrigado D. António, volte sempre.

Pe. António Júlio, in Voz de Lamego, ano 88/36, n.º 4473, 21 de agosto de 2018