Engalanada, uma paróquia vestida a rigor e com gente que manifestava alegria, assim foi recebido o Senhor Bispo D. António, nosso pastor, no dia 21 de julho.
Pelas 17 horas foi recebido junto aos cemitérios onde iniciou a visita pastoral. Em cada um dos cemitérios rezou por todos os que adormeceram na paz de Cristo e que ali se encontravam sepultados e por todos os que se encontravam de luto para que fossem fortalecidos na esperança.
De seguida, o Sr. Bispo percorreu, juntamente com os habitantes ali presentes, uma rua de acesso à Igreja Matriz onde pôde dialogar com todos e contemplar a bela paisagem que do alto de Santo Amaro é possível vislumbrar.
As ruas engalanadas conduziam à Igreja Matriz toda ela igualmente decorada a primor para assim receber o nosso Bispo.
A Eucaristia, presidida pelo Sr. D. António, teve como ponto alto a administração do Sacramento da Santa Unção. E tal como foi referido pelo Sr. Bispo, era a ternura, o carinho de Deus que vinha junto dos mais debilitados quer física quer espiritualmente. Foram muitos os que assim quiseram receber o Sacramento da Santa Unção.
Terminada a Eucaristia ocorreu a assembleia paroquial. Todos ali permaneceram para assim poderem dialogar com o Sr. Bispo e partilhar as suas preocupações. O Sr. D. António convocou todos para a participação numa igreja que se quer ativa e evangelizadora.
Esta comunidade ficou profundamente marcada com a presença do Sr. D. António que assim sentiu bem a comunhão com a igreja de Lamego.
Alexandra Pinto, in Voz de Lamego, ano 88/36, n.º 4473, 21 de agosto de 2018