Festa e Romaria de Santa Eufémia de Penedono

Decorreu no passado fim de semana de 15 e 16 de setembro a Romaria da Virgem e Mártir Santa Eufémia na Zona Pastoral de Penedono.
Esta Festa foi preparada com a vivência de uma novena. Desde o dia 6 até ao dia 14, no Santuário, houve pelas 18h tempo de oração. Durante este tempo de oração foi exposto o Santíssimo Sacramento, rezada a hora de vésperas, houve tempo para a meditação e oração individual, bênção seguida de Eucaristia com sermão. Todo este tempo de novena esteve ao cuidado do Pároco, Revmo. Padre José Miguel Almeida.

Os peregrinos durante estes dias de novena, foram convidados a fazer um caminho até Jesus Cristo, passando pelo exemplo e pela intercessão da Mártir Santa Eufémia. Ficou bem impressa a ideia que Santa Eufémia nada quer para si. Tudo encaminha para Jesus e tudo leva até Deus. Por outro lado, o testemunho de vida e a coragem do martírio de Santa Eufémia são também um verdadeiro exemplo para cada um de nós, para que no tempo de hoje, envolvidos em tantas formas de materialismo e secularização, saibamos com firmeza dar também testemunho da nossa vida cristã.

Terminada a novena, os dias 15 e 16 foram vividos com grande intensidade por parte de todos. Pela menhã de sábado foi celebrada a Eucaristia de acolhimento aos peregrinos que vindos de muitos lados, muitos inclusive a pé, chegaram a este santuário. Em Dia de Nossa Senhora das Dores, foi dito a cada um que Maria, tal como Santa Eufémia, estão atentas a todas as pessoas. O coração maternal de Maria e ação poderosa de Santa Eufémia junto de Deus, é uma bênção e um bálsamo para todas as dores, físicas e espirituais.

Durante a tarde de sábado foram muitos os peregrinos que se deslocaram a este santuário para rezar, cumprir as suas promessas, ou simplesmente para visitar ou acompanhar os seus familiares. Vindos de todo o lado continuam a dar uso à designação da Romaria das Beiras e Douro.

Foi celebrada missa da Vigília da Festa pelas 20h30 e de seguida houve um concerto entre as Bandas Filarmónicas de Magueija e de Penedono. O dia 15 terminou com uma extraordinária sessão de fogo de artifício.

O dia 16, domingo, começou com a Eucaristia Dominical pelas 10h no palco da esplanada. Largas centenas de pessoas reuniram-se em torno do altar para louvar Santa Eufémia e aclamar os louvores de Deus. Pelas 11h proporcionamos um tempo de oração individual e o atendimento em confissão às pessoas que se pretendiam confessar. Ao Padre Ângelo, ao Padre Vítor e ao Padre Paco, o nosso muito obrigado.

E porque o dia 16 não se prolonga, a tarde chegou com a Eucaristia solene e festiva e a procissão em honra de Sta. Eufémia. Milhares de pessoas viveram e celebraram a sua fé e a sua devoção a Santa Eufémia. Espalhadas pelo recinto foi um verdadeiro tempo de encontro com Deus que ali nos reuniu a todos. Foram vários os sacerdotes presentes, a quem muito agradecemos não só pela presença, mas também pela ajuda.

No fim da celebração da Eucaristia a procissão rompeu por entre aquela multidão que rezava e caminhava ao som da música da Banda Filarmónica de Penedono. Pouco tempo depois, chegados à Capela o nosso Pároco e Reitor do Santuário, abençoou-nos a todos com bênção final e fez os agradecimentos de circunstância que sempre são precisos.

Deixamos neste pequeno apontamento, uma palavra de agradecimento e louvor a todos quantos viveram, celebraram, ajudaram e colaboraram para que a Festa e Romaria de Santa Eufémia de Penedono mais uma vez se realizasse.

Santuário de Santa Eufémia,

in Voz de Lamego, ano 88/41, n.º 4478, 25 de setembro de 2018