No passado sábado, dia 13 de Outubro, os jovens da nossa Diocese de Lamego tiveram um encontro intitulado de “reSTART”. Esta atividade, preparada pelo Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens, foi o ‘pontapé de saída’ das atividades juvenis deste Ano Pastoral 2018/2019.
Logo para começar, fomos recebidos com bastante entusiasmo e, através de algumas dinâmicas, pudémos conviver com os jovens das diferentes paróquias. Cantamos, dançamos, saltamos, abraçamos, partilhamos alegria e também alguns petiscos na hora de jantar.
Já com estômago aconchegado, era hora de prepararmos a "invasão" ao Paço Episcopal! Foram distribuídos lenços de várias cores e, em seguida, fomos divididos em vários grupos, de forma a que cada um elaborasse duas perguntas que, posteriormente, iriam ser colocadas ao Sr. D. António Couto... algumas questões ‘sérias’ e outras mais ‘divertidas’, de forma a estabelecermos um diálogo com ele e um momento de confraternização.
Estando tudo pronto, partimos para a casa do Sr. Bispo onde, humildemente, este nos abriu as portas e nos recebeu um a um. Para a maioria de nós, era a primeira vez que entrávamos naquele espaço e estávamos muito curiosos. Tivemos acesso direto para um grande hall de entrada e, curiosamente, o ambiente era descontraído e intimista: mantas e almofadas no chão, luzes e velas, panos coloridos e alguns cartazes juvenis, um puff vermelho ao centro e, no cimo das escadas, uma cruz feita com caixas de madeira.
Depois de estarmos instalados, e de termos assistido a uma encenação preparada pela equipa do DDPJ, era chegada a hora de fazermos as nossas questões! Tal como era esperado, o Sr. Bispo entrou no espírito e respondeu às perguntas colocadas pelos diferentes grupos, demonstrando-se à vontade connosco, disponível para ouvir as nossas inquietações e, divertido, alinhando nas nossas ‘interrogações matreiras’.
No final, depois da Oração de Envio, pudémos conviver mais um pouco e tirar algumas selfies com o nosso Bispo que, em seguida, teve a amabilidade de nos convidar a visitar a sua casa, mostrando-nos os vários compartimentos e falando-nos um pouco sobre os seus dias passados naquele local.
Foi notória, ao longo de toda a atividade, a sua postura descontraída e de abertura para com os jovens, o que facilitou o diálogo, tornando assim o ambiente agradável.
Poder-se-á concluir que este serão de sábado à noite foi diferente e especial para os mais de 90 jovens presentes, uma vez que sentimos que estávamos juntos pela mesma razão: preferimos estar na companhia do nosso Deus e assumir uma participação ativa na diocese, em vez de estarmos num café com os nossos amigos, como é habitual num fim de semana àquela hora.
Bruna Soares, Jovem de Avões, in Voz de Lamego ano 88/44, n.º 4481, 16 de outubro de 2018