No passado sábado, dia 20 de outubro, 16 jovens estiveram no centro paroquial de Moimenta da Beira a realizar o ‘Nível 1’ da Formação para Animadores Juvenis, organizado pelo Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens.
A formação teve início de manhã e durou o dia todo. Teve como objetivo principal capacitar alguns dos jovens da nossa diocese na orientação dos seus grupos de jovens. Para cumprir este objetivo foram realizadas ao longo do dia várias dinâmicas de grupo, palestras informativas, actividades de coesão e como não podiam faltar, alguns momentos de oração.
De um ponto de vista mais pessoal, este objetivo foi alcançado através da discussão de diversos temas escolhidos a dedo e falados pelo Pe. Luís Rafael em tudo pertinentes e essenciais a esta formação. Foi para mim uma dia colorido e enriquecedor a vários níveis porque acredito que nos foram dadas as ferramentas necessárias para coordenarmos e organizarmos os nossos grupos de jovens de uma maneira que nos aproxime a todos mais uns dos outros, da Igreja e de Deus.
As conclusões que posso tirar deste dia passam pelo quão bom foi ter a oportunidade de aprender tudo o que aprendi tão pertinho de casa, de forma gratuita e perceber que apesar de "andar" há muito neste meio haviam certos assuntos que eu não sabia abordar e que agora já me sinto mais capaz e sobretudo com mais conhecimento para abordar.
No meu ver são essenciais este tipo de actividades mais formativas que nos tornam mais capazes de levar esta mensagem de amor que transportamos sempre connosco e que muitas vezes se torna tão difícil de transmitir.
Fico a aguardar o ‘Nível 2’.
Marta Magno, Arautos da Alegria, Tarouca
in Voz de Lamego, ano 88/45, n.º 4482, 23 de outubro de 2018