Previous Next

Vigília Missionária

No passado sábado dia 22 de outubro as comunidades de São Tiago de Piães e de São Cristóvão de Nogueira - Cinfães, reuniram-se na Igreja Paroquial de São Tiago de Piães para uma Vigília Missionária, dando assim a abertura do Ano Missionário.
Estiveram connosco os Missionários da Boa Nova, representado pelo Pe. Farias.

A noite estava tranquila, o céu estrelado, tudo se envolvia para aquele momento solene e de silêncio na casa do Pai.

A troca de textos entre os jovens na sacristia era grande e todos queriam participar na vigília, nem que fosse para dizer uma frase ou até mesmo acender uma vela… Assim o coração lhes pedia.

O órgão já se ouvia na Igreja, as vozes aqueciam, tudo se preparava para o início da vigília.

O silêncio convidava a oração, fazia mesmo lembrar os discípulos reunidos em cenáculo com a Maria Santíssima no dia de Pentecostes.

Era uma noite em que se sentia Deus nos nossos corações, era uma noite em que o frenesim dos telemóveis, dos facebooks, instagrams eram esquecidos, era uma noite em que o aconchego do lar ficava guardado em casa e tudo se concentrava ali, de olhar fito no sacrário, no Jesus escondido.

A luz envolvente do círio pascal fazia transparecer um grande luzeiro a iluminar a vida de cada cristão, a sentir no seu coração o ser missionário… O ser portador, peregrino de Cristo em outras margens e paragens…

“Dar mais…” Assim cantavam os jovens, cada jovem queria dar mais de si, marcar um vínculo com Cristo, em se tornarem missionários.

Missionários na escola, em casa, noutra cidade…

Todos queriam ser portadores do “Logos”, Aquele Logos estava ali presente.

A presença do Mestre fazia arrepiar o espírito, e a brisa morna que pairava no ar, que tocava de leve na cabeça de cada um eram os dons do Espírito Santo que abençoava e tornava a comunidade cristã, mais preparadas para um mundo em que precisa de uma Igreja em saída, uma Igreja de portas abertas.

Uma Igreja Missionária que precisa de novos ramos de videira, cheios de vida, de uma vida cimentada no Evangelho que chama, convida novos irmãos a aderirem ao projeto Salvador de Cristo.

Houve tempo para discernimentos pessoais, leituras bíblicas, salmos e pedidos ao Espírito Santo para que fortaleça cada íntimo de cada ser e que chame novos Missionários para a messe de Senhor.

A vigília terminou com um cântico de anúncio do reino em que somos convidados a anunciar o Evangelho a todas a criaturas com a força do Espírito Santo.

Após a vigília o sorriso de cada membro participante era contagiante, não havia pressa em sair do recinto e as horas não pareciam tardes pois os corações daquelas pessoas tinham sido tocados por Deus naquela noite…



Marco Cardoso – São Tiago de Piães, Cinfães
in Voz de Lamego, ano 88/45, n.º 4482, 23 de outubro de 2018

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147