Previous Next

Vigília Seminários

Semana dos Seminários 
Os seminaristas (menores) do Seminário de Lamego tiveram o prazer de receber ao longo desta semana vários sacerdotes: Pe. Vítor Carreira, Pe. Marcos Alvim, Pe. José Soares e Pe. Diamantino Alvaíde. Sacerdotes estes que foram muito gratos em apresentarem-nos com as suas belas palavras e os seus impressionantes testemunhos de vida. Com estes testemunhos ficamos de uma certa forma mais iluminados para descobrirmos a nossa vocação.
Contudo no Domingo dia 18 de novembro os seminaristas e pré-seminaristas juntamente com o Pe. Bráulio tiveram o privilégio de participar na Eucaristia no Mosteiro das Irmãs Dominicanas que ficaram muito contentes com a nossa visita. Terminada esta, os seminaristas e pré-seminaristas organizaram-se em grupos e foram a três paróquias: Almacave, Britiande e Sé. Nestas paróquias cada seminarista teve o privilégio de apresentarem os seus belos testemunhos que consistia no seu chamamento de ida para o seminário e na sua vocação.

Tiago Fonseca, 12º Ano SML


Magusto no Seminário
No passado dia 16 de novembro no Seminário de Lamego realizou-se a Eucaristia de Sufrágio pelos Bispos, membros das Equipas Formadoras, Professores, Funcionários e Benfeitores do nosso Seminário. Por volta das cinco horas e trinta minutos os seminaristas reuniram-se com o Reverendo Bispo D. António Couto para um encontro informal.
De seguida celebrou-se a Eucaristia presidida pelo nosso Bispo. O ponto alto desta celebração foi a investidura das alvas dos nossos colegas do primeiro ano de teologia (João Patrício e Tiago Torres), que certamente foi um momento de grande alegria e uma etapa da sua caminhada rumo ao sacerdócio.
Todos os pré-seminaristas e seminaristas (maiores e menores) puderam conviver no jantar festejando o magusto juntamente com o Bispo, sacerdotes e outros convidados.
A equipa formadora e seminaristas agradecem assim a comparência de todos os presentes e também as inúmeras orações pelos seminaristas e ajudas monetárias a reverter a favor do Seminário nesta semana em que somos lembrados nas paróquias da nossa Diocese.
Pedimos que não se esqueçam dos seminaristas e presbíteros nas vossas orações.

Celestino Ribeiro e José Ferreira, 10º Ano SML


Chegaram a Gosende…
Numa fresca tarde de outono, a comunidade do Seminário de Lamego (formadores, seminaristas e pré-seminaristas) visitou a comunidade paroquial de S. Pedro de Gosende. Desta comunidade paroquial é natural o seminarista Diogo Martinho que será ordenado diácono no próximo dia 25 de novembro. Os visitantes percorreram os vários caminhos daquela comunidade, cantando e anunciando a alegria do Evangelho. Em todas as casas acolheram-nos de forma fraterna e alegre. Pela noite realizou-se a Vigília de Oração pelos Seminários, momento particularmente vivido de forma intensa pelos membros daquela comunidade. Nesta Vigília participaram sacerdotes e leigos oriundos de outras comunidades paroquiais da nossa Diocese. O grupo de jovens “Luz do Montemuro” preparou os vários momentos com enorme dedicação e estima. Desde já a comunidade do Seminário felicita com alegria o empenho deste grupo na preparação dos momentos de convívio e da Vigília. Também uma palavra de gratidão para com o Pe. Diogo, pároco daquela comunidade, pela generosidade e disponibilidade para receber a comunidade do Seminário. Por fim, uma palavra de estima para com os habitantes da Serra do Montemuro que nos fizeram sentir em casa.

Pe. Ângelo Santos, DDPV,
in Voz de Lamego, ano 88/49, n.º 4486, 20 de novembro de 2018

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147