No passado dia 29 de novembro, Mons. Germano Lopes celebrou os seus 75 anos de sacerdócio. Com efeito, foi no ano de 1943 que, juntamente com outros, o Padre Germano foi ordenado, na capela do Seminário de então, por D. Agostinho de Jesus e Sousa.
Atendendo ao facto assinalado no Anuário católico e enquanto seminaristas menores da nossa diocese, fomos fazer-lhe uma pequena visita ao Lar Filhas de S. Camilo, em Lamego, acompanhados pelo nosso reitor. Recorde-se que este sacerdote é o que conta mais anos no presbitério de Lamego: celebrou agora 75 anos de sacerdócio e celebrará, no próximo dia 20 de fevereiro, 98 anos de idade. Parabéns, Monsenhor!
Nesse pequeno encontro tivemos a oportunidade de dar os parabéns ao padre Germano por esta grande marca atingida na sua vida e falar um pouco dos acontecimentos que ficaram marcadas ao longo da sua vida. Também tivemos a oportunidade de estar com o senhor Padre Domingos Pereira, capelão daquela instituição, conversando e fazendo-lhe um pouco de companhia.
Da nossa parte, confessamos que são sempre importantes estes momentos vividos com os sacerdotes mais velho devido a serem exemplos a seguir.
José Miguel, in Voz de Lamego, ano 89/02, n.º 8, 4 de dezembro de 2018