Previous Next

Junta Regional dos Escuteiros – Celebração da Luz Paz de Belém

Desde 1989, a televisão austríaca em conjunto com os Escuteiros e Guias Austríacos elegem uma criança que transportará a Luz desde Belém até ao seu país. Esta criança, escolhida pela Inocência e pureza que transmite, desloca-se até à Gruta de Belém e recolhe a chama que será transportada até Viena na Áustria, onde se realiza uma cerimónia de intenso simbolismo na qual a chama é partilhada com delegações de Escuteiros e Guias de vários países da Europa.

Foi a esta grandiosa cerimónia que a delegação portuguesa constituída pela Junta Regional da Guarda do Corpo Nacional de Escutas-Escutismo Católico Português- se associou, recebendo e transportando a luz até ao nosso país e que partilhou, numa cerimónia a nível nacional, com todas as Regiões do CNE, no dia 16/12/ 2018.
A Junta Regional de Lamego com alguns elementos de vários Agrupamentos deslocou-se à Sé Catedral da Guarda para receber o Luz da Paz de Belém, participando nas várias atividades que se realizaram na cidade ao longo do todo o dia.
No dia 18/12/1018 em cerimónia presidida pelo nosso Bispo, Sr. D. António Couto, na Sé Catedral de Lamego, esta Luz foi acolhida por todos os Agrupamentos da nossa Diocese que a transportaram para as suas sedes a fim de a partilharem com todos quantos a quiserem receber, nas várias comunidades onde estão inseridos.
Associou-se a nós a Caritas Diocesana, que leva a cabo, durante o Advento, a campanha de 10 Milhões de Estrelas, Um Gesto pela Paz.

A missão do Escutismo consiste em contribuir para a educação dos jovens, partindo de um sistema de valores enunciados na Lei e na Promessa escutistas, ajudando a construir um mundo melhor onde as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.
Na prossecução desta tarefa, nada fácil mas empolgante, não podia deixar de figurar o sentido religioso sobretudo para nós o CNE, escutismo católico português.
Essa a razão de nos associarmos a esta iniciativa de significado tão profundo e que está de acordo com o tema da nossa diocese para este ano pastoral: “Igreja Chamada e Enviada”

Sob o lema: “Luz da Paz de Belém, a Luz que marca em cada partilha”, dirigimo-nos para as nossas comunidades com sentido de que somos igreja em saída, com a vontade de partilharmos a verdadeira Luz que é Jesus Cristo, nascido em Belém para acampar na nossa terra.
Simbolizada nesta pequena chama que é ao mesmo tempo tão frágil e tão poderosa, pelo seu significado, e que já percorreu cerca de 6000 quilómetros sem se apagar, manifestamos a vontade de nos prepararmos para a vivência do grande acontecimento da História: o nascimento de Jesus Cristo, Luz do mundo e Orientador da História.
E foi com a palavra do nosso Bispo “ Ide e levai a Luz da Paz de Belém a todos; partilhai-a com alegria e entusiasmo; levai, com ela, um sorriso de esperança e um abraço e paz”, que deixámos a Sé Catedral, abraçando, a missão de ajudarmos a todos, começando por cada um de nós, a acolher, sinceramente, os valores do Presépio.

 

Pe Artur Mergulhão, Assistente Regional do CNE da Região de Lamego,
in Voz de Lamego, ano 89/05, n.º 4491, 2 de janeiro de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147