Dia do Consagrado

O dom extraordinário da vida consagrada

No dia 03 de Fevereiro, todos os consagrados ao serviço da diocese de Lamego que puderam, foram acolhidos pela Comunidade das Filhas de São Camilo, no seu Centro Social, em Lamego, para celebrarem o Dia do Consagrado.
Estiveram presentes membros dos seguintes Institutos de Vida Consagrada e Associações de Leigos: Filhas de S. Camilo, Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, Beneditinos, Franciscanos, Missionárias Reparadoras da Sagrado Coração de Maria, Servas/os do Coração de Jesus, Filiação Cordimariana, Servas de Nossa Senhora de Fátima e Irmãs Dominicanas Contemplativas.

A eucaristia dominical deste Lar, que foi celebrada às 10.30h, com a participação de muitos idosos e alguns amigos e familiares, foi alegremente animada pelo respetivo coro, com toda a dedicação e beleza litúrgica. Os Consagrados fizeram a renovação dos seus votos e foram homenageadas as duas Irmãs que este ano fazem 50 anos de consagração: Teresa Maria Teixeira Dias Costa e Maria da Conceição Marinho Mesquita, ambas Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.

Esta eucaristia foi presidida pelo Sr. Bispo D. Jacinto Botelho, que iniciou a sua bela e interpelante homilia, convidando todos os presentes a agradecerem ao Senhor o dom extraordinário da vida consagrada que, com o seu testemunho de vida, constitui a principal reserva espiritual da Igreja.
Disse que a vida consagrada contemplativa, com a sua vida de adoração e doação pelo Mundo e também a vida consagrada ativa, nos diferentes campos de evangelização e cuidado para com os últimos, são a revelação da face maternal da Igreja (Sínodo sobre a Vida Consagrada na Igreja e no Mundo, que faz 25 anos este ano).

Citando o Papa Francisco, afirmou que se tem instalado nas comunidades religiosas um cansaço paralisante, que retira a alegria e o entusiasmo. Então, referiu-se à primeira leitura do dia – a vocação de Jeremias – comunicando que o mistério da vocação é sempre uma predileção de Deus. Por outro lado, o modo como iniciava o Evangelho – “Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura” – apela- nos ao AGORA DE DEUS, que nos chama a não ficar à espera, mas antes a viver no amor de misericórdia (Papa Francisco). Aludindo à segunda leitura – o Elogio da Caridade em S. Paulo aos Coríntios – apresentou-o como um texto maravilhoso, o melhor programa para viver e para fazer parte do nosso exame particular.
Terminou a sua preleção pedindo à Senhora da Apresentação que nos ajude a atualizar o nosso “Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra”, aproximando-nos de Deus e dos nossos irmãos mais débeis e necessitados.

O encontro terminou com um pequeno lanche oferecido pelas filhas de S. Camilo, em que os consagrados partilharam fraternalmente algumas notícias mais relevantes sobre os seus Institutos e comunidades.

Irmã Teresa Maria de Frias
Serva de Nossa Senhora de Fátima