Na Visita Pastoral que está a efetuar ao concelho de Tabuaço, D. António Couto, Bispo de Lamego, esteve na paróquia de Távora no passado domingo dia 3 de fevereiro, dois dias após se ter reunido com os jovens e outras pessoas que trabalham para a Igreja.
Recebido calorosamente à entrada da freguesia pela população, o prelado recebeu flores das crianças e as boas vindas pelo presidente da Junta de Freguesia seguindo depois em procissão para a Igreja Matriz, presidindo aí à celebração da Eucaristia, coadjuvado pelo pároco local, Pe. Manuel Gonçalves.
Na homilia, D. António Couto chamou a atenção dos fiéis para o futuro e os caminhos do Senhor que devem ser seguidos, ministrando a 9 jovens o Sacramento do Crisma, perante o testemunho de uma igreja repleta, criando desta maneira uma moldura humana, num dia que foi de festa diferente dos demais, pela presença do sucessor dos Apóstolos.
O senhor Bispo, em carta pastoral endereçada aos paroquianos desta Zona Pastoral de Tabuaço, afirmava que a ele lhe compete, através desta visita, ser a transparência de Jesus Cristo e ajudar a encher de amor e alegria a família de Deus espalhada pelas paróquias do concelho, porque a sua missão é de servir o povo com amor, paixão, diligência e alegria, afirmando ainda que esta visita aos irmãos e irmãs batizados em Cristo, serve também para dizer, que todos somos protagonistas da Evangelização, que é necessária e fundamental.
A bênção final terminaria ao fim da romagem feita ao cemitério, onde se rezou por todos os que ali descansam a paz eterna.
Seguidamente teve lugar o almoço no salão polivalente do Centro Paroquial, oferecido pela comunidade onde todos saciaram o estômago.
A Visita Pastoral contou com a presença do poder autárquico do concelho Tabuaço, representado pelos Presidente e Vice-presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal.
Ao senhor Bispo foram ainda entregues algumas lembranças, com produtos locais, como vinho generoso e mel, e até o Grupo de Concertinas de Távora se associou à festa entoando algumas melodias populares, num sinal de saudação pela presença do ilustre visitante.
O Senhor Bispo despediu-se, prometendo que voltaria logo que se justifique e deixou a todos o convite, para que sempre que queiram, o possam visitar em Lamego. A minha casa é também a vossa casa – disse –.
Rui da Costa Carvalho, in Voz de Lamego, ano 89/109, n.º 4496, 5 de fevereiro de 2019