Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia da Granjinha

Dando continuidade às visitas pastorais, que estão a decorrer na Zona Pastoral de Tabuaço, no passado domingo (10 de fevereiro), o nosso Bispo dirigiu-se, pela primeira vez, à Paróquia de Santo Amaro de Granjinha.

Pouco depois das 14h, a comunidade recebeu o nosso Pastor com um ramo de flores e entoando o cântico “Bendito o que vem em nome do Senhor” entramos na igreja, para celebrar a Eucaristia.

No início da celebração, o Sr. Dom António Couto, ainda surpreendido com o espaço geográfico que nos rodeava, saudou todos os presentes e lembrou também todos aqueles que, por motivos profissionais, não puderam estar connosco neste dia. Do mesmo modo recordou aqueles que ao longo dos anos se dedicaram à nossa comunidade e que já partiram para junto do Pai.

Na homilia, o Sr. Dom António comentando os textos sagrados, propostos para este V Domingo do Tempo Comum, apontou a importância do papel de Pedro no relato do Evangelho: aquele que considerando-se pecador (Lc 5, 8) foi o “escolhido” por Jesus, para estar no barco durante o ensinamento à multidão (Lc 5, 3); aquele que confiou na Palavra do Mestre e que lançou novamente as redes no lago de Genesaré, depois de uma noite de insucesso (Lc 5, 5); aquele que depois de ter observado tudo o que se passou à sua volta deixa as redes e os peixes e Jesus faz dele “pescador de homens” (Lc 5, 10). O senhor Bispo voltou-se ainda para o Antigo Testamento, levando-nos para o “texto majestoso da vocação e missão de Isaías”, salientando a relevância da expressão “Eis-me aqui: podeis enviar-me” (Is 6, 8).

Após a distribuição da Sagrada Comunhão, as três crianças presentes na celebração percorreram o corredor central da igreja com algumas ofertas, frutos desta terra, que foram oferecidas ao nosso Bispo e que de uma certa forma também marcarão a sua passagem pela nossa comunidade.

Posteriormente, o Sr. Pe. Jorge Giroto dirigiu ainda umas palavras de agradecimento ao nosso Pastor e a todos os presentes, designadamente aos elementos da Câmara Municipal de Tabuaço e da União de Freguesias de Granjinha e Paradela.
O encontro terminou com um lanche convívio na sede da Junta de Freguesia para todos os que se quiseram unir a nós neste dia de festa para a comunidade de Granjinha.

Mais uma vez é nosso dever, como párocos, agradecer ao nosso Bom Deus, por estes momentos tão belos e tão ricos, que proporciona na nossa vida. Agradecemos também a disponibilidade e alegria do Sr. Dom António, bem como as suas palavras e gestos de proximidade para com todos. Um ‘obrigado’, com muito apreço, aos membros da Câmara Municipal de Tabuaço, que representaram o Sr. Presidente (Sr. Vice-Presidente, Dr. José Carlos Silva; o Sr. Presidente da Assembleia, Dr. Leandro Macedo; Sr. Vereador, Dr. Manuel Costa) pela presença e amizade que nos une, bem como ao Presidente da Direção da Associação Centro de Dia de Sendim, o Sr. José Alfredo Silva. À União de Freguesias de Granjinha e Paradela, um reconhecimento especial pela dedicação e organização deste mesmo dia, que ficará na memória de todos nós. E porque os últimos nunca são os menos importantes, a todos os que fazem parte desta comunidade. Frisando o nosso Bispo, apesar de sermos uma comunidade tão pouco numerosa, não é, de forma alguma, a menos importante ou a mais esquecida.

Que este dia se perpetue na memória e no coração de cada um de nós!

Pe. Vítor Carreira, in Voz de Lamego, ano 89/11, n.º 4497, 12 de fevereiro de 2019