O Acólito serve na Alegria
No passado dia 16 de fevereiro realizou-se no Museu Diocesano de Lamego e na Igreja Catedral a formação de acólitos para o Arciprestado de Lamego. Este evento contou com a presença de vários acólitos do Arciprestado de Lamego que estiveram em grande número e também com a presença do Monsenhor Bouça Pires que foi o orientador da mesma.
Esta formação teve início no auditório do Museu Diocesano com a apresentação de um breve Evangelho e de uma reflexão sobre o mesmo (vocação). De seguida visualizámos um breve filme das Aparições de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos uma vez que o São Francisco Marto é o padroeiro dos acólitos em Portugal (neste ano celebramos o centenário do seu falecimento). Terminada esta dirigimo-nos para a Catedral, momento este em que nos foi apresentada algumas alfaias litúrgicas usadas na Santa Missa em que o acólito deve ter sempre presente o seu significado e a sua função para assim servir melhor a Deus e aos irmãos. A formação encerrou com uma breve oração e também com um almoço-convívio.
Assim, agradecemos ao Monsenhor Bouça Pires pela magnífica mensagem que nos fez passar, enriquecendo ainda mais os nossos conhecimentos. Para terminar agradecemos também aos acólitos presentes demonstrando assim o seu interesse e empenho em servir a Deus.
Tiago Fonseca, Seminarista, in Voz de Lamego, ano 89/12, n.º 4498, 19 de fevereiro de 2019