No passado dia 11 de fevereiro comemorou-se o Dia Mundial do Doente. Este dia foi instituído a 11 de fevereiro de 1992 pelo Papa João Paulo II e é celebrado com o intuito de apelar à humanidade para que seja promovido um serviço de maior atenção à pessoa doente.
A atividade do Centro Social Filhas de São Camilo tem seu fundamento nas palavras de Jesus: "Estive enfermo e cuidaste de Mim", e a Missão para qual desempenhamos a nossa prática é “ter o coração nas mãos para servir o homem, principalmente o doente, na globalidade do seu SER” (São Camilo), quisemos assinalar esta data de uma forma muito calorosa, com a vinda do Bispo Emérito D. Jacinto Botelho. O mesmo celebrou a missa e deu os Santos óleos aos nossos doentes.
Aproveitando a circunstância desta celebração solene na Índia, D. Jacinto deu como exemplo a Santa Madre Teresa de Calcutá, um modelo de caridade que tornou visível o amor de Deus pelos Pobres e pelos doentes, sendo até ao fim da sua vida disponível a todos, através do acolhimento e da defesa da vida humana. Desceu até às pessoas indefesas, deixadas moribundas à beira da estrada, reconhecendo a dignidade que Deus lhe dera.
Estamos certos, tal como disse o Santo Papa Francisco na mensagem para este dia, que o cuidado dos doentes precisa de profissionalismo e de muita ternura, de gestos gratuitos, imediatos e simples, como uma carícia, pelos quais fazemos sentir ao outro que nos é “querido”. As suas dores serão suavizadas por todos os que lhes derem um pouco da sua atenção e carinho.
Estamos gratos pela visita do nosso Bispo Emérito D. Jacinto!
Um grande bem-haja a todos os que participaram nesta celebração solene.
Patrícia Guedes, Educadora Social,
in Voz de Lamego, ano 89/12, n.º 4498, 19 de fevereiro de 2019