Previous Next

Exposição Missionária em Lamego: “Pelos Caminhos do Mundo”

No passado domingo dia 12 de fevereiro, pelas 18 horas, no Museu Diocesano de Lamego, teve lugar a inauguração da Exposição Missionária “Pelos Caminhos do Mundo”. São 14 painéis representativos da missão nos dias de hoje com 34 peças evocativas dos 5 continentes. Uma exposição que estará patente de 12 a 25 de fevereiro.

A presidir à inauguração esteve D. António Couto, bispo de Lamego que na ocasião felicitou os promotores da Exposição, o Secretariado Diocesano das Missões e o IMAG – Institutos Missionários Ad Gentes. O bispo diocesano considerou que a Exposição reconhece a dimensão missionária da Igreja em Portugal e apresenta uma “experiência de fé”.

“As peças da exposição são cheias de vida” – disse D. António Couto e devem constituir um “estímulo a despertar o sentido missionário de ser cristão das comunidades e grupos da Igreja, pois precisamos, urgentemente, de uma nova evangelização e de novos evangelizadores. Anunciar o Evangelho deve ser para nós uma exigência”.

O anfitrião deste momento de inauguração da Exposição Missionária foi o Padre Fabrício Pinheiro, Diretor do Secretariado Diocesano das Missões de Lamego que assinalou o caráter nacional e itinerante desta exposição que vai percorrer todas as dioceses de Portugal. O Padre Fabrício salientou ser esta exposição uma “provocação e uma oportunidade de encontro para viver com entusiasmo este Ano Missionário”. Uma exposição que visa animar e rejuvenescer as comunidades, sublinhando a importância do diálogo multicultural para a experiência missionária.

Esta exposição estará aberta todos os dias das 9h às 12h e das 14h às 18h, aos visitantes que desejem conhecer mais sobre as missões.

Segundo informa a organização desta iniciativa, num texto do padre Adelino Ascenso, “os Institutos Missionários Ad Gentes sentiram a necessidade de mostrar que a diversidade é riqueza e que a diferença exige que abramos janelas no nosso coração para que entrem rajadas de vento que nos desestabilizem e arejem toda a casa, evitando que ela se torne bafienta”.

Esta Exposição Missionária consiste em três blocos diferentes que dialogam e se completam entre si:
1. Uma coleção de 14 roll-ups (um alusivo a D. António Barroso, no centenário da sua morte) onde são colocadas em destaque imagens e palavras;
2. Uma coleção de 34 objetos etnográficos e religiosos, símbolo da diversidade de culturas e religiões;
3. Um jogo interativo, onde se pode entrar, concretamente, na viagem da missão.

Esta exposição missionária vai percorrer todo as dioceses do país neste Ano Missionário Especial.

“Todos, tudo e sempre em Missão” é o lema que nos guia ao longo deste Ano Missionário. E, de facto, tem de haver entre os cristãos este dinamismo missionário.
“O Dia Missionário não pode aparecer isolado. Um mês Missionário ou um Ano Missionário não faz sentido. A missão tem de ser uma vida toda. Requer-se, portanto, a cultura da evangelização” tal como referia D. António Couto.

Desta Exposição tomaram parte alguns Sacerdotes da Diocese, Comunidades Religiosas e Autoridades Civis que muito nos consideraram com a sua presença.
Por último agradecer ao Museu Diocesano pela colaboração na organização desta Exposição Itinerante, de modo especial, Pe. João Carlos Morgado, Diretor do Museu e equipa técnica que foram incansáveis na preparação dos Espaços onde a Exposição se encontra.


Diretor Diocesano das Missões
Pe. Fabrício Pinheiro, in Voz de Lamego, ano 89/12, n.º 4498, 19 de fevereiro de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147