NOTA DA VIGARARIA GERAL

DECRETO

O Conselho de Presbíteros é «uma espécie de senado do Bispo» constituído por um grupo de sacerdotes que seja representativo do presbitério «ao qual compete auxiliar o Bispo no governo da diocese nos termos do direito, para se promover o mais possível o bem pastoral do povo de Deus que lhe foi confiado.» (c. 495 §1)
Em conformidade com os cc. 495-501, e depois de realizadas as diligências necessárias,

HAVEMOS POR BEM

1. Constituir o Conselho de Presbíteros da Diocese de Lamego, para os próximos cinco anos, presidido pelo Bispo Diocesano, com os seguintes membros:
Membros natos: Mons. Joaquim Dias Rebelo, Vigário Geral; Cón. João Carlos Costa Morgado, Pró-Vigário Geral; Cón. João António Pinheiro Teixeira, Presidente do Cabido; Cón. Joaquim Assunção Ferreira, Vigário Judicial; Pe. José Fernando Saraiva Abrunhosa, Vigário Episcopal para os Religiosos; P. Diamantino José Alvaíde Duarte e Cón. José Manuel Pereira Melo, Coordenadores Diocesanos da Pastoral; Cón. Manuel Jorge Leal Domingues, Ecónomo da Diocese; Pe. Adriano Filipe Assis, Secretário do Conselho de Arciprestes; Mons. José Pinto Rodrigues Guedes, Presidente da Direcção da Associação Mútua do Clero; Cón. Joaquim Proença Dionísio, Reitor do Seminário Maior de Lamego.
Membros eleitos: Pe. José Manuel Rebelo Correia e Pe. Manuel Francisco Ramos (Arc. de Armamar-Tarouca); Pe. José Justino Lopes e Pe. Valentim Manuel Moreira Fonseca (Arc. de Castro Daire-V. N. de Paiva); Pe. Fabrício António Pinheiro Correia e Pe. António José dos Santos Ferreira (Arc. de Cinfães-Resende); Pe. Adriano Monteiro Cardoso (Arc. de Lamego); Pe. José Fonseca Soares, Pe. José Miguel Loureiro Almeida, Pe. José Filipe Mendes Pereira e Pe. António Júlio Fernandes Pinto (Arc. de Mêda-Penedono-S. João da Pesqueira-V. N. de Foz Côa); Pe. Vitor Manuel Teixeira Carreira, Pe. Diogo André Costa Rodrigues e Pe. Fernando Albano Cardoso (Arc. de Moimenta da Beira-Sernancelhe-Tabuaço); Mons. José Fernandes Bouça Pires (Representante das Comissões, Departamentos e Serviços); Pe. Amador Pereira Carreira (Representante do Clero Religioso).
Membros nomeados pelo Prelado: Pe. Carlos Manuel Rodrigues de Carvalho, Pe. Excelso Carlos dos Santos Ferreira, Pe. Aniceto Costa Morgado, Pe. Bráulio Manuel Félix de Carvalho, Pe. Jorge Henrique Gomes Saraiva, Pe. Luís Rafael Teles Azevedo.

2. Nomear, como Primeiro Secretário do Conselho de Presbíteros, o Rev. Cón. Joaquim Proença Dionísio.

DADO em Lamego, aos 21 dias do mês de Fevereiro de 2019
(D. António José da Rocha Couto, Bispo de Lamego)