Missão País em Moimenta da Beira

“Pode ser só uma semana, ou o início de uma vida.”

E foi, sem dúvida, o início de uma vida, com 61 jovens universitários da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que pintaram de roxo as ruas de Moimenta da Beira, entre os dias 16 e 23 de Fevereiro. A sua presença não deixou ninguém indiferente. Além de se destacarem pela cor, destacavam-se também pela alegria, entrega e simpatia para com todos nós.
Estes jovens missionários estiveram divididos por várias áreas de atuação. Uns ocuparam-se na limpeza de alguns muros da nossa vila; outros visitaram as escolas, onde interagiram com os alunos com muita diversão e momentos de partilha; outros nos lares de idosos, onde levaram alegria e amor para cada um dos nossos idosos; outros prepararam um teatro, que foi um dos momentos altos para toda a comunidade, no qual transmitiram a mensagem de Deus, através da comédia e da diversão, e que encheu o coração e enriqueceu as nossas mentes. Entre estas atividades todas, realizaram uma bastante importante: o “porta-porta”. Juntamente com a imagem peregrina que nos retratava o Filho nos braços da Virgem Mãe, assim estes jovens percorriam as nossas ruas, batendo de porta em porta, para dar esse abraço de conforto que a Virgem Mãe nos quis transmitir, através de cada um deles. Sendo a nossa vila povoada por gente mais idosa e solitária, foi sem dúvida um dos momentos de maior partilha.
“Incrível” , “perfeito”
Foram as palavras que marcam esta semana. Palavras que estes jovens missionários tanto usaram e, realmente, não podia ter sido mais “incrível” e “perfeito” como cada um deles se entregou a cada um de nós.
Dizia-nos o Padre Bernardo, o padre que chegou com eles para “missionar”, em tom de brincadeira: “estes jovens têm cara de santos, mas não o são…”. Mas foram, sim, jovens especiais. É preciso acreditar que todos estes jovens trouxeram e proclamaram uma “incrível” e “perfeita” mensagem de Deus. E nós, como comunidade, recebemos essa mensagem de coração e de braços abertos.
A despedida foi um momento muito emocionante. Juntamente com as crianças da catequese da nossa paróquia, celebramos a Missa de envio. Ficamos todos um pouco nostálgicos na despedida. Afinal, fomos família durante uma semana. Já eram nossos e nós deles. Mas ao mesmo tempo o nosso coração transbordava de alegria por partilharmos esta semana com eles. E missão é isto: dar e receber.

Tânia Sá, in Voz de Lamego, ano 89/14, n.º 4500, 5 de março de 2019