Previous Next

Visita Pastoral de D. António Couto a Sendim

Chegou a vez de Sendim! No decorrer da visita pastoral do Senhor Bispo à Zona Pastoral de Tabuaço, esta semana foi a vez de visitar a paróquia de Nossa Senhora do Pranto de Sendim. Três dias de festa, de alegria, de encontro, de partilha, de convívio, de oração.

A primeira receção ao Sr. D. António aconteceu no dia 27 de fevereiro, pelas 14h30, no Largo da Junta de Freguesia de Sendim. Ali estava um conjunto de pessoas dos vários povos da freguesia para acolher o seu pastor. Com eles, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Tabuaço e todo o Executivo da Junta de Freguesia de Sendim. Após os calorosos cumprimentos e devidas palavras de boas vindas, o senhor Bispo iniciou uma visita às instalações da Junta. Daí partiu para a capela de São Miguel, onde pude rezar e dirigir umas primeiras palavras ao povo que o acompanhava. Daí partiu em direção à capela de Nossa Senhora do Bom Despacho, o santuário mariano da paróquia.

A paragem seguinte foi em Cabriz. Uma anexa de Sendim, com pouca população residente, mas com o coração cheio de hospitalidade para receber o D. António. Esperavam o senhor Bispo à porta da capela dedicada a Santa Maria Madalena. Aqui celebrou-se a Eucaristia, com a administração do sacramento da Santa Unção, seguida de uma visita ao cemitério local. Para encerrar a visita a esta pequena comunidade, foi partilhado um lanche simples e ligeiro, irrigado com o saboroso vinho generoso da terra.
De volta a Sendim, houve oportuidade para visitar as capelas de Santa Bárbara, Santo Ovídeo e de Santa Luzia. O dia terminou com o encontro do Senhor Bispo com os crismandos e os agentes de pastoral da paróquia.

O segundo dia de visita decorreu durante a tarde de 28 de fevereiro. O senhor Bispo foi calorosamente recebido no Lar de Sendim. Um edifício novo e de requintadas condições para quem nele habita e nele trabalha. Aí foi celebrada a Eucaristia e administrado o sacramento da Santa Unção. Seguiu-se uma visita às instalações do Lar, que terminou com um delicioso lanche. Daí saiu-se em visita aos doentes da paróquia.

O dia terminou com a visita à comunidade de Guedieiros, que aguardava ansiosamente a chegada do pastor. Com muito entusiasmo, foi acolhido por todos e carinhosamente saudado por cada um. Celebrou-se a Eucaristia na capela de São Marcos, onde todas as semanas se celebra, naquela comunidade. Para a despedida, foi servido um lanche-convívio para todos, onde o Senhor Bispo pude ainda contactar mais um pouco com cada pessoa.

A celebração de encerramento da visita pastoral aconteceu este domingo, dia 3 de março, pelas 11h, na igreja paroquial. Foi recebido o Senhor Bispo no Senhor das Preces, onde se paramentou e seguiu em procissão até à igreja. Durante a Eucaristia festiva de domingo, administrou o Crisma a 16 jovens da paróquia. No final, fez-se uma visita ao cemitério da Vila de Sendim.

A visita terminou com o almoço, gentilmente oferecido pelo Lar de Sendim, com um menu delicioso a condizer com o denominado domingo gordo.

A todos os envolvidos e ao Senhor D. António, a nossa gratidão.


Pe. Diamantino Alvaíde,
in Voz de Lamego, ano 89/14, n.º 4500, 5 de março de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147