Previous Next

Cursilhos de Cristandade Senhoras

Em ano missionário enche o teu mundo: "De Colores"

Igreja chamada e enviada
O Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Lamego realizou o 42º cursilho de senhoras, de 1 a 4 de março na casa Kolping.
Dezasseis mulheres provenientes das Paróquias de Almacave, Sé, Sernancelhe (Fonte do Abade), Cunha, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Tendais, Resende e Moimenta de Cinfães disseram sim ao convite para parar um pouco e olhar de novo a vida. Trocaram corridas e rotinas do seu fim-de-semana de Carnaval pelo encontro consigo, os outros e com Deus. Abraçaram assim a busca de um ideal para uma vida em graça. Assumiram ainda comprometer-se em alimentá-lo com o fecundo tripé:

Piedade - Estudo - Ação

E eis que na beleza desse encontro:
"Jesus deu-lhes a mão
Levantou-as,
Não as deixou ociosas nas praças,
Sentadas à beira dos caminhos,
Sonolentas,
Desavindas,
A remendar bolsas ou redes. Saciou-as.
Enviando-as..."
(Adaptação da oração do n.º 15 da Carta Pastoral de D. António Couto, 2018-2019)

Esta intensa experiência de fé terminou com uma festa de encerramento no dia 4 de março, dinamizada pelos antigos cursilhistas e com o apoio dos sacerdotes, numa partilha animadora.
O secretariado diocesano do MCC anunciou a realização de mais um cursilho de cristandade, no próximo mês de outubro, pretendendo até lá desenvolver ações de promoção e celebração do espírito missionário nas diferentes paróquias e comunidades onde o movimento já está presente - com ultreias, pós-cursilhos, momentos de oração e formação.
Sendo a finalidade última do MCC transformar os ambientes à luz do evangelho, acreditamos assim que se tornará realidade o desejo do nosso pastor: "Reavivar o ardor e a paixão pela missão de Jesus no coração da família diocesana e paroquial."    (D. António Couto, Carta Pastoral “Igreja Chamada e Enviada”, nº 9)
Podemos sintetizar estes dias com a expressão: "E a coragem de parar, devolveu-lhes a vontade de partir".



Maria do Céu Brito (MCC),
in Voz de Lamego, ano 89/15, n.º 4501, 12 de março de 2019

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147