O fim-de-semana de 15 a 17 de março foi de grande atividade para a comunidade do Seminário de Lamego.
Na sexta-feira alegrámo-nos com o passo dado pelo João Pereira, instituído no ministério laical de leitor. Lamego acolheu a comunidade do Seminário Interdiocesano de S. José que se quis associar a esse momento, juntamente com a família do João e vários sacerdotes da nossa diocese. Na cerimónia, D. António ressaltou a importância deste passo, por ser um passo em direção à Palavra de Deus que transforma os corações - o do João e os daqueles a quem ele a transmitir no exercício do seu ministério.
Sábado e Domingo, os seminaristas e pré-seminaristas maiores estiveram nas paróquias de Travanca, Fornelos e Moimenta do Douro, com o intuito de dar a conhecer o Seminário e a sua comunidade. Assim, marcámos presença nas catequeses e nas celebrações eucarísticas das paróquias para dar testemunho do nosso percurso de resposta ao Senhor e para partilhar da muita vida destas comunidades. Fomos com intenção de dar o que temos, mas rapidamente percebemos que iríamos receber muito mais. A enorme generosidade das suas gentes manifestou-se do início ao fim da nossa presença nas paróquias, quer nas dádivas para o nosso Seminário, quer na proximidade e no afeto com que nos acolheram e que nos tocou profundamente.
Por tanto dom recebido, não podemos deixar de agradecer ao Senhor, às pessoas que nos acolheram e, em particular, ao Pe. Fabrício, pároco destas comunidades, pela forma como nos abriu as portas e sempre zelou para que nada nos faltasse. Por tudo e por tanto, obrigado.
Tiago Torres, in Voz de Lamego, ano 89/16, n.º 4502, 19 de março de 2019