20 Casais de diferentes Equipas de Nossa Senhora dos setores de Alijó, Chaves e Lamego acorreram ao anfiteatro da Obra Kolping de Lamego nos dias 16 e 17 de março para o seu Retiro Anual. As reflexões espirituais estiveram a cargo do Sr. Cónego Joaquim Dionísio, Reitor do Seminário Maior de Lamego.
As Equipas de Nossa Senhora traduzem a vontade de viver em plenitude o Sacramento do Matrimónio, segundo os valores do Casamento Cristão, pela palavra e pelo testemunho em união e interajuda.
As equipas são constituídas por casais e um sacerdote que é o Conselheiro Espiritual da equipa. Cada equipa reúne-se mensalmente para oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã, servindo ainda para se entreajudarem e apoiarem uns aos outros.
Uma das forças deste movimento é a realização de um Retiro anual, que serve para fortalecer o casal e colocá-lo em contacto com outros casais para fomentarem o seu matrimónio na sua fé cristã.
O texto que serviu de base para o Retiro de 2019 foi a exortação “A alegria do amor” (Amoris laetitia), do Papa Francisco.
A eloquência, simplicidade e boa disposição do Sr. Cónego Joaquim Dionísio tornaram este momento de reflexão muito gratificante e enriquecedor.
Resumidamente podemos dizer que “Amar é cuidar” e que é preciso “olhar para discernir” para “ser luz e sal” de quem nos rodeia.
Em suma, foi um fim de semana de partilha, de alegria e de esperança em Cristo.
Uma outra força deste movimento – A missa do primeiro sábado, em que as Equipas de Nossa Senhora fazem a animação. Em Lamego, acontece na Sé, às 18:30, no primeiro sábado de cada mês, de outubro a junho. Esperamos por todos.
Sofia e António,
in Voz de Lamego, ano 89/16, n.º 4502, 19 de março de 2019