Previous Next

Visita Pastoral de D. António Couto a Arcos

No dia 24 de março tivemos a honra de receber o Senhor Bispo D. António Couto. Pelas 11h30, a entrar na povoação, as boas vindas do Sr. Presidente da Junta, que agradeceu ao Senhor Bispo a sua presença na nossa paróquia, tendo sido depois aclamado pelo povo.

O povo preparou uma passadeira em flores até à entrada da Igreja. O Senhor Bispo ficou deslumbrado com o trabalho que lhe tínhamos preparado.
Chegados à Igreja, D. António deu início à Eucaristia juntamente com o nosso Pároco, Senhor Padre Ildo. A simpatia do Sr. Bispo e a sua maneira de falar deixava todos os paroquianos a refletir nas suas palavras. Na homilia, o Senhor Bispo focou-se no tratamento da Figueira, uma vez que devemos cuidar da Figueira para que tenhamos frutos e que cada vez seja melhor.

Durante o Ofertório, oferecemos-lhe vários produtos da nossa terra, todos produzidos por nós. Primeiramente, oferecemos-lhe um Ramo de Flores, plantadas na terra que Deus nos deu, símbolo de beleza e de amizade com cada uma delas representamos a felicidade que cada um de nós sente em tê-lo connosco; de seguida, presenteamos-lhe uma garrafa de vinho, que neste dia não poderia faltar, para que possa celebrar com os que lhe querem bem. Vinho de festa que nos faz sorrir e cantar, vinho que alegra os corações dos homens, vinho da cor do sol a nascer. Com este vinho representamos toda a nossa alegria. Levamos-lhe, também, nas nossas mãos, o pão, este que mata a fome, pão humano de todos os dias, com ele representamos toda a nossa vida. Oferecemos-lhe o azeite, que tal como outros povos antigos, apresentamos a Deus. Azeite que alimenta as lâmpadas e é símbolo do Espírito Santo, com ele representamos a luz que ilumina o coração dos crentes. Levamos também ovos, símbolo do nascimento de uma nova vida. Vida que associamos à Ressureição de Jesus, que está próxima.

Com eles representamos a vida alegre que devemos ter dentro de nós, ao vivermos com Cristo no coração. Por fim, mas não menos importante, presenteamos-lhe com alguns enchidos, fruto do nosso trabalho, que nos dão a força suficiente para enfrentarmos o trabalho do dia-a-dia. Com eles representamos a força para seguirmos os caminhos de Deus. O Senhor Bispo, com um grande sorriso no rosto, agradeceu a ofertas.

Nesta paróquia apenas houve um crismando, uma vez que a juventude já o tinha feito.

No final da Eucaristia, um membro da Comissão Fabriqueira agradeceu a presença simpática do Sr. Bispo D. António e agradeceu também ao nosso povo: “Sejam todos bem-vindos à nossa humilde casa”.

Às 13h30 realizou-se um almoço convívio com o povo, com o Senhor Bispo e com o Pároco da nossa Paróquia. Através deste almoço ganhamos forças para o resto das jornadas seguintes.

Às 16h00 retiramo-nos em direcção à Capela de Santo António, tendo o Sr. Bispo admirado a sua beleza. Continuando a caminhada pela freguesia, chegamos ao Nicho em homenagem à Nossa Senhora de Fátima onde o D. António admirou o seu encanto. Aproximamo-nos do cemitério na qual o Senhor Bispo rezou e afirmou que aqueles que ali se encontravam também são nossos irmãos e fazem parte da nossa Paróquia, de seguida benzeu o cemitério todo.

Finalizamos o nosso percurso na Capela do Senhor do Calvário onde refletimos sobre a plantação da Figueira e que devemos tratar dela para termos melhores frutos.

Terminamos com as despedidas ao Senhor Bispo D. António com uma salva de palmas e Este transmitiu que o poderíamos visitar quando quiséssemos pois as suas portas estarão abertas, e nós retribuímos o mesmo.

Obrigado Senhor Bispo, D. António, por este dia maravilhoso que nos proporcionou! Esperamos voltar a vê-lo em breve.



Jorge Lamego, Arcos,
in Voz de Lamego, ano 89/17, n.º 4503, 26 de março de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147