Previous Next

Preparação para a Páscoa - Jovens & Ecologia

Ao longo das últimas semanas a Equipa do DDPJ foi ao encontro dos jovens da nossa Diocese para promover dois Encontros de Preparação para a Páscoa. No dia 16 de março esta atividade realizou-se em Vila Nova de Paiva e no passado sábado, 23 de março, foi a vez de Cinfães acolher vários grupos.

Desde as 10h00 da manhã até às 15h00 da tarde, tivemos a oportunidade de orar e meditar, realizar dinâmicas, cantar e claro conviver partilhando conhecimento. Logo desde o princípio, ao lermos o texto de Gn 1, 1-13, compreendemos que o grande tema desta formação seria a ‘ECOLOGIA’, o que veio a despertar grande interesse entre todos nós e possibilitou o esclarecimento da nossa consciência ambiental perante alguns dos cenários presentes no nosso mundo, nossa “casa comum”.

Um dos momentos mais interessantes desta atividade foi quando nos apresentaram uma rede de pesca com algum do lixo que produzimos no nosso dia-a-dia. Pegando nesses ‘lixos’ fomos divididos em 8 grupos de reflexão e pudemos falar sobre temas como a poluição, a preservação da vida animal, a desflorestação, o desperdício alimentar, a poupança de água, a reciclagem, a poluição, a sobre-exploração de recursos naturais e as alterações climáticas. Ficámos bastante admirados! Por exemplo, mal imaginávamos que:

- “seriam necessários 4,5 planetas para suportar a vida da população global, se esta tivesse um nível de consumo semelhante à União Europeia ou aos Estados Unidos”;
- “o desperdício alimentar anual é de 1 milhão de toneladas de alimentos”;
- “as condições ambientais medíocres são responsáveis por cerca de 25% das mortes prematuras e doenças no planeta”;
- “Portugal é o 4º país do mundo com maior taxa de desflorestação devido, em grande parte, aos incêndios”.

E a fé? E a religião? E Deus? Que relação há com todos estes assuntos? O fundamento desta temática encontrava-se na mensagem do Papa Francisco para esta Quaresma: “acolhendo na nossa vida concreta a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, atrairemos também sobre a criação a sua força transformadora”. Ao mesmo tempo, também tivemos a possibilidade de aprofundar este assunto a partir da Encíclica “Laudato Si’”, nela o Papa Francisco apela à necessidade de todos se comprometerem com o meio ambiente salientado que este nos foi dado por Deus que o criou com toda a beleza e, como seus filhos, temos o dever de o proteger.

Nesta lógica, depois de termos reutilizado algum material para realizar uma pequena lembrança individual, chegou o momento de concretizarmos um compromisso ambiental que deve ser iniciado neste período de Quaresma que estamos a viver.

Que saibamos seguir os passos de Jesus rumo a uma verdadeira conversão de vida! Que os nossos desertos espirituais se transformem em belos jardins de ressurreição!



Márcia Amaral, Jovem de Nespereira,
in Voz de Lamego, ano 89/17, n.º 4503, 26 de março de 2019

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147