Previous Next

Conferência “A Ação Caritativa da Igreja na Missionária”

No âmbito da Semana Cáritas, sob o Lema “Juntos Numa Só Família Humana”, tal como tinha sido anunciado, decorreu no passado dia 20 de Março, no Museu Diocesano de Lamego, uma conferência subordinada ao tema “A Acão Caritativa da Igreja na Missão Missionária”.

Dos conferencistas convidados, o primeiro a expressar o seu sentir sobre esta temática foi o Sr. Avelino Pereira, pessoa muito dedicada às causas sociais e sempre pronto a colaborar nas mais diferenciadas atividades da Igreja, sobretudo ao nível da paróquia em que está inserido. Partilhou com todos os presentes a sua experiência numa viagem missionária a Angola, em lugares onde a pobreza impera. Salientou o facto de haver falta de bens essenciais, nomeadamente, alimentos, água, medicamentos e demais instrumentos médicos para apoio à saúde, vestuário, material escolar e um sem números de coisas que permitam àquelas pessoas viver com alguma dignidade o seu quotidiano. Foi com emoção que expressou os seus sentimentos e o seu viver durante os dias que conviveu com essas populações, desde crianças ternurentas, adultos muito sensíveis, muito reconhecidos com o que lhes era oferecido e sacerdotes completamente envolvidos não só na sua missão religiosa, mas também no apoio comunitário em tudo o que era necessário. Por fim, de uma forma muito expressiva, referiu que, em seu entender, quem participa neste tipo de missões jamais regressa do mesmo modo que foi, regressa sim, enquanto ser humano, muito feliz pelo modesto contributo que deu e muito mais rico pelo que recebeu.

De seguida, fez a sua comunicação, o Presidente da Cáritas Portuguesa, Dr. Eugénio da Fonseca, o qual, abordou o trabalho desenvolvido pela Cáritas, em articulação com as Cáritas Diocesanas, com o seu saber, com o seu entusiasmo e com a sua dedicação à causa que vem abraçando há alguns anos, de acordo com a nobre Missão da Cáritas “com os pobres, acolher, servir, acompanhar e defender as suas causas”.  Dr. Eugénio, com base no seu livro “A Ação Caritativa da Igreja”, expressou, junto dos presentes, o seu sentir sobre o que deve presidir a qualquer apoio a quem procura ajuda material ou social junto de uma paróquia ou qualquer organização destinada a esse efeito. Salientou o papel da Igreja ao longo dos séculos, das orientações dos diferentes Papas e Bispos a serem ministrados pelos sacerdotes ao nível das suas comunidades, múltiplas Encíclicas emitidas sobre o Pensamento Social da igreja e suas orientações para o trabalho sócio caritativo.

Ao terminar a sua alocução, de uma forma sensível e até emotiva, salientou a missão do Arcebispo D. Oscar Romero, Canonizado em Roma no pretérito dia 14 de outubro de 2018, na Praça de S. Pedro, em Roma, por Sua Santidade o Papa Francisco. Num breve resumo sobre a vida e obra deste Santo, salientou as sábias palavras do Papa Francisco quando fala do Arcebispo como “… exemplo de predileção, para os mais necessitados da misericórdia de Deus; estímulo para testemunhar o amor de Cristo e a solicitude pela Igreja.”

Por fim, ao terminar a sessão, o Sr. Diretor do Museu Diocesano, Rev. Cónego João Carlos, agradeceu à Cáritas Diocesana a organização do evento, aos conferencistas pelo saber e experiências transmitidas, aos Párocos das paróquias de Almacave e Sé, Senhores Padres José Ferreira e José Abrunhosa, enquanto moderadores e a todos os presentes, manifestando todo o seu apreço, de modo particular, pelas instituições que se dedicam aos mais frágeis e desfavorecidos, no fundo ao trabalho sócio caritativo.


Cáritas Diocesana de Lamego,
in Voz de Lamego, ano 89/17, n.º 4503, 26 de março de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147