Previous Next

Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia de Chavães

Na quinta-feira, dia 28 de março, pelas 16h30 chegava a São Martinho de Chavães o nosso bispo para dar início à visita pastoral a esta comunidade paroquial. À espera de D. António estavam o pároco, P. Ildo de Jesus, o Presidente da Junta de Freguesia e cerca de quatro dezenas de paroquianos.

Do adro da igreja partiu a comitiva pelas ruas para visitar as capelas da povoação. Na Capela de Nossa Senhora dos Milagres, por onde se começou, foram evocados os filhos desta terra que partem para outras terras para ganhar o pão; na Capela de Santa Maria Madalena, que também serve como capela mortuária, rezou-se pelos que já partiram para a eternidade e evocou-se o papel de Maria Madalena, como a mulher dos “jardins da Páscoa”, a mulher da cruz e testemunha da ressurreição. Junto do monumento erguido em honra do Imaculado Coração de Maria cantou-se a Maria, mãe de Jesus, Senhora e esperança nossa.

No Salão Paroquial, meia centena de pessoas se reuniram em assembleia paroquial para ouvir o nosso bispo falar do lema pastoral da diocese, do ano missionário e da necessidade de todos os paroquianos de Chavães se sentirem responsáveis pelo alegre anúncio da ressurreição de Cristo. As 18h, na igreja paroquial, celebrou-se a Eucaristia com o templo cheio de fiéis que receberam o sacramento da Unção dos Doentes como força de Deus para a fragilidade da vida e em seguida, já a noite caía, fomos em procissão ao cemitério, sufragar, iluminados pela luz do ressuscitado, as almas que ali dormem o sono da paz.

Pelas 20h30 os crismandos encontraram-se com o pastor diocesano que de forma descontraída e profunda lhes lembrou a importância do sacramento que iriam receber, a necessidade de saber optar pelo bem e a força que o Espirito Santo dá para uma vida feliz, plena, alegre e criativa. O ambiente era de serena alegria e de escuta responsável.

No domingo, dia 31, às 10h30, D. António Couto era recebido pelo povo, pelo pároco e autoridades locais. A Banda de Música de Sendim, elementos do Rancho Folclórico de Chavães e os crismandos entoaram, em uníssono, um cântico de boas vindas.

Seguiu-se a Eucaristia que começou por uma apresentação dos jovens crismandos, feita pelos mesmos. Resumiram o seu percurso formativo e em jeito poético manifestaram o desejo de agradecer a Deus todo o bem que d’Ele receberam, surpreendendo-o. Na homilia o Sr. D. António aludindo ao desejo dos jovens surpreenderem Deus, pegando na parábola do Filho Pródigo, entusiasmou-os a tentarem mas advertiu-os para o facto de “correrem o risco” de serem eles os surpreendidos como o foi o filho pródigo, porque Deus sempre toma a iniciativa e é Ele que verdadeiramente nos surpreende.

A Eucaristia, com a igreja a abarrotar, foi celebrada com a alegria transbordante que vem da presença de Deus, no meio do seu povo. Mais do que Missa de encerramento da Visita Pastoral, ela foi, sobretudo, Eucaristia de Envio dos crismados, ungidos pelo Espírito, para serem discípulos enviados em missão. A coerência de vida será o verdadeiro “diploma” da sua Confirmação, lembrou-lhes o presidente da celebração.

Uma palavra de gratidão se impõe a toda a comunidade paroquial de Chavães pela forma entusiasta como viveu que estes dias, que classificou com “um marco na história da freguesia.” Seria injusto não sublinhar os colabores paroquiais mais empenhados, nos movimentos e nos conselhos paroquiais que ajudam o P. Ildo na sua entrega generosa, humilde e dedicada nesta terra há mais de quarenta anos.

O Senhor a todos abençoe, recompense e que esta visita traga os necessários frutos de renovação à paróquia de São Martinho de Chavães.


Um paroquiano, in Voz de Lamego, ano 89/18, n.º 4504, 2 de abril de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147