A freguesia de Santa Leocádia forma hoje, com Barcos, a União de Freguesias de Barcos e Santa Leocádia, devido à desertificação que se passa em muitas zonas do país.
As poucas dezenas de pessoas que a habitam, receberam, no dia 7 de abril, com muita alegria e satisfação, a visita do Sr. Bispo, D. António José da Rocha Couto. O povo juntou-se à entrada da aldeia, nas proximidades do Cemitério.
A comunidade paroquial estava acrescida, com muitos amigos, pessoas com ascendência no local, autoridades municipais e Junta de Freguesia.
À chegada, sua Exa Reverendíssima foi ovacionado com entusiasmo e cumprimentado pelo Pároco, autoridades e fiéis.
De seguida, todos se dirigiram ao cemitério onde se rezou pelos que nos precederam nesta vida e na fé. Prosseguindo, descemos em Direção à Igreja Paroquial para a celebração da Santa Missa. Ouvimos a mensagem que o Pastor Diocesano nos transmitiu no sentido de procurarmos ser cristãos a sério, testemunhando a nossa pertença a Cristo e à Igreja por Ele fundada. A todos incitou a sermos valentes e íntegros no testemunho do que somos pelo Batismo: filhos de Deus e discípulos de Cristo, a viver a fé e a dá-la a conhecer.
No ofertório algumas pessoas levaram ao altar algumas lembranças para o Senhor Bispo, produtos da terra e da região, e iguarias preparadas localmente por alguns paroquianos.
Depois da homilia, o Sr. Bispo administrou a Santa Unção às pessoas que quiseram receber este sacramento.
No final da Santa Missa, visitámos ainda a Capela da Nossa Senhora da Saúde, rezando especialmente pelos doentes da alma e do corpo e pedimos a proteção da Mãe para todos os seus filhos.
No salão da Junta de Freguesia, teve lugar um alegre e fraternal convívio e saboreámos uma merenda com iguarias da região e vinho das nossas culturas.
Todos ficaram encantados com a simplicidade de trato e a amável conversação do Sr. Bispo.
Parabéns ao povo, às autoridades e às pessoas que mais se empenharam para que esta Visita do Sr. Bispo corresse bem. Deus queira que venha a dar resultados num maior interesse na revitalização da Fé.
Vitorino Mendes, in Voz de Lamego, ano 89/19, n.º 4505, 9 de abril de 2019