Foi durante a Semana Cultural da Escola Profissional de Moimenta da Beira que se lançou, no dia 4, o livro “Convento de S. Francisco de Caria” de Arnaldo Pinto Cardoso.
A cerimónia começou pelas boas vindas e contextualização da ação por parte de José António Almeida e Olga Anciães da Direção da Escola Profissional e do IFEC - Fundação Rodrigues Silveira. Prosseguiu com intervenções do vice-presidente da Câmara Municipal, Francisco Cardia. O historiador Jaime Ricardo Gouveia proferiu considerandos sobre a contextualização histórica do convento e da sua importância. De seguida, a Diretora da editora Alêtheia, Zita Seabra, referiu as razões que levaram à edição da obra e a valia científica do autor. O autor Arnaldo Pinto Cardoso explicou, por fim, todo o trabalho que conduziu ao texto e as justificações e pertinência deste tema.
O reverendíssimo Bispo Emérito de Lamego, D. Jacinto Botelho, fez uma intervenção de sapiência sobre o convento e as suas memórias a ele ligadas.
O livro dá a conhecer a história do convento de S. Francisco, situado na Quinta do Ribeiro, freguesia da Rua, bem como do destino do espólio que, entretanto, foi dali retirado. Ajuda ainda a perceber as razões que levaram ao estado atual do convento.
No evento foi anunciada a preocupação e a vontade da Câmara Municipal de Moimenta da Beira em colaborar com o IFEC - Fundação Rodrigues Silveira na preservação do convento.
José António Almeida, in Voz de Lamego, ano 89/19, n.º 4505, 9 de abril de 2019.