Previous Next

Dia Mundial da Juventude & XIV Festival Diocesano da Canção

Quando perguntamos às gerações com mais experiência o que pensam dos jovens muitas vezes damos de caras com respostas como “um bando de preguiçosos” ou “agora não fazem nada nem querem fazer”. Pois bem, a todas as pessoas que pensam assim, os jovens da Diocese de Lamego têm uma mensagem a dar: “Nós somos missão e não queremos mi-mi-mi, somos Kerigma”.

No passado sábado, dia 13 de abril, realizou-se em S. João da Pesqueira o Dia Mundial da Juventude e o XIV Festival Diocesano da Canção. Foi um dia muito cheio! Acordar bastante cedo para rezar, tocar, cantar, rir e acima de tudo partilhar. Partilhámos as nossas canções e ao final da manhã já cantarolávamos o refrão de todas elas. Depois do almoço a Via Sacra. Desta vez seguimos até ao Calvário não só com Jesus, mas com a atualidade: entre Violência, Terrorismo, Alterações Climáticas, Desastres Naturais, qual o papel de cada um de nós, que somos tão pequeninos, no meio de tanta destruição? A angústia de ser pequeno nunca poderá ser maior do que a vontade de querer fazer do Mundo um lugar melhor e este foi o nosso compromisso. Seguiram-se então os workshops do Dia Mundial da Juventude em que fomos entrelaçados para chegar uns aos outros, dançámos para agitar o Amor de Deus e gritámos com os nossos apresentadores o orgulho que temos em sermos jovens de Cristo.

À noite no festival! As luzes, o público, a magia do palco… tanta coisa podia ofuscar a nossa verdadeira missão. O talento naquele palco foi imenso, músicas que, tal como referiu o Padre João Carlos, fariam inveja à própria Eurovisão! De entre os corajosos que subiram a palco (Grupo Segundos de Deus - Lalim, Grupo Luz do Montemuro, Grupo Bagos de Deus – São João da Pesqueira, Jovens em Missão - Sernancelhe, Almacave Jovem, Arautos da Alegria – Tarouca e Grupo de Jovens da Sé) bem vincada ficou a marca desta nova geração jovem: juntos seremos sempre mais fortes. Louvar também a magnífica atuação da Banda “Depois das Dez” que nos presenteou um intervalo inspirador não só a nível musical como de testemunho. Muito mais do que a competição de um festival, viveu-se sempre num ambiente de entreajuda, entre nervosismo e otimismo, conseguimos fazer de São João da Pesqueira um local especial para todos. Tenho, também, a certeza de que no próximo mês de maio, em Fátima, vamos estar muito bem representados e estaremos lá todos para apoiar o grupo Bagos de Deus, que como vencedores do festival, nos vão representar no Festival Nacional da Canção Mensagem.

Por fim, mas nunca por último porque sem eles nada disto era possível, um muito obrigado a todos os elementos da Equipa DDPJ, que nos proporcionaram um dia excecional e foram o elo de ligação entre todos, fazendo das possíveis barreiras que o caracter competitivo do festival pudesse ter pontes entre os grupos e com eles. O nosso bem-haja!


Joana Neto, Grupo de Jovens da Sé,
in Voz de Lamego, ano 89/20, n.º 4506, 16 de abril de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147