Previous Next

Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia de Pinheiros

No âmbito da visita pastoral ao concelho de Tabuaço do Senhor Bispo D. António Couto, a paróquia de Santa Eufémia de Pinheiros teve o privilégio de o receber no passado dia 28 de abril, magnífico domingo primaveril.

Toda a população da freguesia de Pinheiros veio, repleta de alegria e entusiasmo, aguardar ansiosamente a sua chegada, junto à Sede da Junta de Freguesia, para lhe dar as boas vindas à sua mui querida paróquia.

Em representação da população foi entregue ao Senhor Bispo, por uma criança da comunidade um singelo ramo de flores, enquanto se fazia ouvir o som dos foguetes, sinónimo de contentamento por tão ilustre visita.

De seguida o Senhor Bispo, agradeceu a todos os presentes, a forma carinhosa como foi recebido, tendo iniciado o percurso até à Igreja Matriz, através da avenida principal da freguesia que se encontrava adornada por um magnifico tapete elaborado com flores, arbustos e outros materiais, simbolizando todos os sacramentos recebidos pelos membros da Igreja católica até ao dia do santo Sacramento do Crisma, que a população executou com muito empenho e dedicação.

Iniciou-se então a celebração da Santa Missa, magnificamente abrilhantada pelo Grupo Coral Infantil de Tabuaço, presidida pelo Senhor Bispo, bem como pelo nosso pároco Padre Manuel Gonçalves que em tudo colaborou para que esta visita do Pastor da Diocese de Lamego fosse inesquecível.

Durante a ação de Graças foram entregues algumas oferendas ao Sr. Bispo em nome da comunidade de Pinheiros, que incluíam produtos específicos da região.
Foram quatro os jovens que durante a Eucaristia receberam o Santo Crisma, administrado pelo Senhor Bispo, confirmando ainda mais a fé e o amor pela Igreja de Deus, em comunhão com a muito querida padroeira da freguesia, Santa Eufémia.

Esta visita pastoral ficou também marcada na nossa comunidade, em virtude de ter coincidido com as comemorações dos 300 anos de construção da Igreja Paroquial de Pinheiros. É um grande orgulho para nós, comemorar três séculos de história da nossa Igreja, por onde passaram tantos devotos e romeiros, solicitando a intercessão de Santa Eufémia para a resolução dos seus problemas essencialmente de saúde. Associada a esta comemoração tivemos no sábado dia 27 de abril connosco a Banda Filarmónica de Tarouca e o Coro Benedictus 2018, que proporcionaram um momento musical maravilhoso a todos os que se dirigiram ao adro da Igreja para ver a sua atuação, e assistir a um concerto único, “Concerto Missa Brevis”.

Na sexta-feira, 26 de abril, a presença do Senhor Bispo na sede da Junta de Freguesia, num breve trocar de ideias com o Presidente da Junta e com a Presidente da Associação Unidos por Pinheiros, prosseguindo com a visita e oração no cemitério por todos aqueles que já partiram para a eternidade, mas que continuam a fazer parte da comunidade. Foram eles que nos transmitiram a fé e formaram as bases da comunidade a que pertencemos. Na Eucaristia que se seguiu, na Igreja Paroquial, a administração da Santa Unção, a todos os que o desejaram, como carícia e auxílio do Bom Deus, que vem em socorro de todos os que estão doentes, fragilizados, trazendo-nos ânimo, alento e confiança.

Após a celebração da Santa Missa de Domingo, um almoço convívio, com todos os presentes, quer população quer convidados, servido na Junta de Freguesia em agradecimento pela presença do Senhor Dom António Couto, prolongando assim o convívio entre todos.

A presença do Senhor Bispo nesta pequena aldeia de Pinheiros ficará marcada para sempre no coração de cada um, pois já mais esqueceremos a sua boa disposição, simpatia e carinho. Sempre que desejar visitar-nos será para nós uma honra a Sua presença.

A Comunidade Paroquial de Pinheiros agradece reconhecidamente a Dom António Couto pelo facto de nos ter presenteado calorosamente com a sua visita. Bem-haja Senhor Bispo.



Amâncio Moreira da Silva, in Voz de Lamego, ano 89/21, n.º 4508, 30 de abril de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147