Previous Next

Paróquia de Vila Cova à Coelheira acolheu novo pároco

Por Decreto de S. Exª  Revª, Sr D. António Couto, Bispo da  Diocese de Lamego, foi nomeado responsável da Paróquia de S. João Batista de Vila Cova à Coelheira, o Padre Valentim Manuel Moreira da Fonseca, em substituição do P. António Silva Mendes, que aqui se encontrava desde novembro de 1977.
A tomada de posse do novo Pároco ocorreu no Domingo da Divina Misericórdia, dia 28 de Abril, numa Cerimónia que envolveu todas as forças vivas desta freguesia.

Um pouco depois das 15 horas, o novo pároco, acompanhado pelo Pró-Vigário Geral da Diocese de Lamego, Cónego João Carlos Morgado, chegavam à confluência da  Travessa do Centro Paroquial com a Rua de S. João Batista, sendo saudados, com uma marcha   pela Banda Musical Progressiva desta Vila, enquanto recebiam os cumprimentos dos responsáveis pelos Conselhos, Económico e Pastoral, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, Presidentes da Junta e da Assembleia de Freguesia de Vila Cova à Coelheira, Representantes das Capelanias da Paróquia e  Associações da freguesia.

Encaminharam-se, de seguida, para as instalações da Residência Paroquial onde se paramentaram com os demais Sacerdotes que se quiseram associar à Cerimónia.
Organizou-se, depois, o Cortejo Litúrgico até à Igreja Matriz, com a Banda Musical a dar o realce festivo da circunstância que se vivia. À frente do Cortejo, a bandeira processional de S. João Batista, logo seguida da bem conhecida formosa Cruz de Prata Renascentista de Vila Cova.

Esperavam-no à entrada da Igreja as crianças da catequese, com as respetivas catequistas, que entregaram ao P. Valentim um lindo ramo de flores, quando já se ouvia uma calorosa salva de palmas enquanto o Grupo Coral cantava entusiasticamente: “Eu cuidarei das minhas ovelhas... Escolherei um pastor que as apascente...”

Deu-se, então, início à Eucaristia de Domingo da Divina Misericórdia, presidida pelo Pró-Vigário Geral da Diocese, P. João Carlos Morgado e concelebrada pelo novo pároco; e também pelo Arcipreste de Castro Daire/Vila N Paiva, Padre Diogo Filipe; Vice-Arcipreste, P. António Duarte; o Pároco cessante, e mais cerca de uma dezena de sacerdotes da Diocese e ainda o Frei  franciscano José Carlos Matias, dos Frades Conventuais da Igreja dos Terceiros (Viseu). A solenizar a Eucaristia, esteve o Grupo Coral da Paróquia de Vila Cova à Coelheira, dirigido pelo Paulo Morais, com os cânticos apropriados à liturgia desse Domingo e a uma cerimónia desta envergadura.

Depois da Homilia, foi lido pelo Padre Diogo Filipe, nosso Arcipreste, o Decreto de D. António Couto, Bispo de Lamego, que nomeia o Padre Valentim Manuel Moreira Fonseca para Pároco de Vila Cova à Coelheira. Antes de lhe serem entregues as chaves do Sacrário, da Igreja e do Centro Paroquial, o novo Pároco renovou os seus votos, professando a fé perante toda a Assembleia ali reunida.

Depois do momento de ação de graças em que o Grupo Coral cantou “Cantarei ao Senhor por tudo o que Ele fez por mim”, e antes da bênção final, usaram da palavra, o representante do Conselho Pastoral no Arciprestado que, dirigindo-se ao Padre Valentim, em nome da Comunidade, a dado passo disse:
“Vossa Reverência é a partir de agora o nosso Pároco. É, pois, de salutar importância que, desde o primeiro dia, se estabeleça uma relação de confiança e cooperação recíproca entre nós, paroquianos – as ovelhas, e o Pároco – o Pastor, para a exercitação de um bom trabalho que só conseguirá produzir frutos se ambas as partes se empenharem e congregarem vontades neste mesmo objetivo”.

E depois de aludir às já muitas incumbências e responsabilidades pastorais que carrega sobre os ombros o Padre Valentim  nas paróquias de, Monteiras, Cujó e Moura-Morta,  o representante do Conselho Pastoral acrescentou: “Julgo que posso garantir-lhe que pode contar com as forças vivas desta Paróquia para as horas boas e para as menos boas... Juntos,  como homens de boa vontade, sob a infalível proteção de Maria, de S. João Batista, nosso Padroeiro, e com a suprema bênção do Altíssimo, superaremos as dificuldades do dia a dia com ânimo, vontade, lealdade e compreensão”.

Depois de umas palavras ditas pelo Pároco cessante, P. António Silva Mendes, o novo Pároco, dirigiu-se aos seus novos paroquianos lembrando as suas múltiplas funções que naturalmente lhe dificultam o trabalho que gostaria de levar a efeito, mas prometendo fazer caminho junto com a paróquia, na mesma jornada que conduz a Jesus Ressuscitado.

No final trocou cumprimentos na Sacristia e no Adro da Matriz com muitas pessoas da paróquia, antes de se dirigir para o Salão paroquial, onde foi servido uma farta merenda oferecida pelo Conselho Económico paroquial.

 

Jorge Oliveira, in Voz de Lamego, ano 89/22, n.º 4509, 7 de maio de 2019

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147