Fátima Jovem & Festival Nacional da Canção Peregrinação Nacional dos Jovens

No passado fim de semana, dias 4 e 5 de maio, centenas de jovens de todo o país deslocaram-se até ao Santuário de Fátima para participarem no Fátima Jovem 2019, peregrinação nacional de jovens a Fátima, que este ano tinha como tema “Eis a serva”.

No sábado, depois da longa viagem e do almoço reconfortante, realizou-se uma pequena celebração na Capelinha das Aparições, organizada e animada pelos jovens da nossa diocese de Lamego, em forma de saudação a Maria, a nossa mãe do céu. Maria é “o grande modelo para uma igreja jovem, que quer seguir Cristo com frescura e docilidade” e, portanto, nós jovens peregrinos, durante este fim de semana dedicamos-lhe todo o nosso tempo, falamos-lhe das nossas vidas, escutámos e, tal como ela, fomos os “servos do senhor”. Sem hesitar, seguimo-la e com ela embarcamos numa viagem missionária.

Após a saudação a Maria, todos os jovens participantes foram convidados a dizer SIM a um peddy-paper com um itinerário diferente. Visitámos várias casas missionárias e em cada uma delas rezamos pela sua missão e pelos seus colaboradores que servem quem mais precisa. Para além disto, fomos desafiados a realizar várias atividades em grupo que nos abriram, ainda mais, o coração à nossa missão e compromisso.

Durante a noite realizou-se o “Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem” onde através da música os vários grupos de jovens de diferentes dioceses partilharam a sua fé e alegria em seguir Jesus Cristo! As dioceses participantes neste festival foram: Algarve, Aveiro, Beja, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Lamego, Leiria, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu. Nós estivemos representados pelo grupo de jovens de São João da Pesqueira “Bagos de Deus”, vencedores do nosso XIV Festival Diocesano da Canção.

No domingo houve a oração Rosário e também participámos na Eucaristia dominical, presidida por D. Joaquim Mendes. Como habitual, foi bastante marcante para todos o “adeus” a Nossa Senhora, momento carregado de emoção e que nos deixou com a certeza que tomamos a decisão certa em dizermos SIM a este chamamento. Posteriormente fomos almoçar, recarregando energias para podermos regressar a nossas casas e continuarmos a cumprir a missão de levar a Palavra de Deus.

Beatriz Loureiro e Sarah Gomes,
Segundos de Deus - Jovens de Lalim,