Centro Social Filhas de São Camilo – Lamego 25º Aniversário

No passado dia 5 de maio o Centro Social Filhas de São Camilo de Lamego comemorou o 25º aniversário de existência,  por feliz coincidência também foi o dia da mãe, não havendo um melhor dia para homenagear aquela que foi a responsável pela abertura do nosso Centro em Lamego – Irmã Amélia. Um ser magnífico, que dedicou toda a sua vida de alma e coração a praticar o bem. Contagiava tudo e todos com a sua alegria e vontade de viver. Nascida a 31 de agosto de 1925 em Buenos Aires (Argentina), ingressou a 18 de Abril de 1950 no Instituto das Filhas de São Camilo. Realizou a sua profissão religiosa a 19 de março de 1952 e a profissão perpétua a 19 de março de 1955. Foi Secretária provincial da Argentina em 1956; Diretora da Clínica San Camilo (Buenos Aires) em 1961; Professora de juniores em 1970; Superiora em Monterrico no Perú em 1974; Vice-provincial em Buenos Aires (1979); Promotora vocacional 1985 em Salamanca (Espanha) e em Lamego a partir de 1990. Fundadora e Superiora do Centro Social Filhas de São Camilo em Lamego desde 1990 até ao ano 2006.

Uma alma generosa e muito dedicada à Instituição. Amava os jovens e pelos quais se sacrificou, de forma a aumentar o número de vocações. No nosso Centro acolheu as suas “chiquitas” (termo carinhoso utilizado pela Ir. Amélia para falar das suas colaboradoras), que vieram trabalhar, fornecendo formação humana e religiosa, ajudando-as a crescer e amadurecer na fé.

Uma grande mulher, religiosa e Camiliana, de uma profunda vida interior que tanto fez pela casa de Lamego e pela sua memória.

O dia comemorativo deu início com a celebração da Santa Missa às 10h30m, a qual foi presidida pelo Reverendíssimo Sr. Bispo D. António Couto, D. Jacinto Botelho (Bispo Emérito), Sr. Padre Joaquim Silvestre, o Monsenhor Germano Lopes e o nosso capelão Sr. Padre Domingos, este último de saúde débil esteve presente, mas permaneceu sentado.

A nossa Madre Geral – Irmã Zélia, que se deslocou de Roma para connosco festejar esta data tão especial para a Congregação Filhas de São Camilo e todos os que servem esta casa, manifestou a sua alegria pela longevidade desta comunidade em Lamego, proferindo algumas palavras de agradecimento logo no início da Santa Missa. Seguidamente, o nosso Reverendíssimo Bispo D. António Couto agradeceu o convite realizado pelas Irmãs e parabenizou a todos os que prestam serviço com dedicação e amor aos utentes, contribuindo para o crescimento espiritual e humano. Salientando, ainda, a importância da existência das Irmãs Filhas de São Camilo para a Comunidade de Lamego.

No ofertório Solene foram homenageadas as funcionárias mais antigas da casa, algumas completam também os 25 anos de serviço, através da oferta pelas mesmas de uma vela acesa, símbolo de serviço, dedicação e carinho por todos os doentes que ao longo destes 25 anos passaram pelo Centro.

Já num momento final, foi prestada a devida homenagem à nossa Querida Irmã Amélia, com a leitura de uma carta por um funcionário que acompanhou de perto os passos da Irmã Amélia, onde mencionou várias citações da mesma, em que todos os que conviviam com ela, ouviam-na dizer, com convicção o seguinte: “Portugal é o melhor país do mundo e os portugueses são o melhor povo. Lamego é a cidade mais bela que existe. Quando morrer, se me deixarem, quero ficar neste país e nesta cidade”. Foi uma grande honra e orgulho para a Instituição Filhas de São Camilo, ter uma Superiora desta dimensão moral e espiritual. A Irmã Amélia, fundadora deste Centro, engrandeceu, em muito esta casa e toda a comunidade. Porque são os grandes seres que fazem as instituições ainda maiores. Irmã Amélia partiu para o lugar especial que Deus lhe reservou a dia 21 de junho de 2017 e encontra-se sepultada no Cemitério da Cruz Alta. Após a leitura da Carta de homenagem, os funcionários ofereceram a pintura do rosto da Irmã Amélia, como memória da Fundadora e pelos 25 anos de existência do Centro Social Filhas de São Camilo.

A Superiora Liliana (atual Superiora do Centro) de nacionalidade Colombiana e em exercício de funções desde Setembro de 2017, manifestou o seu agradecimento a todos os presentes, Rev. Sr. Bispo, Senhores Padres, Madre Geral, Irmãs da Congregação, amigos da casa e familiares dos nossos queridos utentes, informando que em seguida à Santa Missa se iria inaugurar um espaço exterior de forma a assinalar os 25 anos e seguiriam os festejos com o almoço convívio e uma tarde recreativa. Manifestou também a sua alegria pelo fato de neste mesmo ano ser canonizada a Beata Josefina Vannini, também fundadora da Congregação. Posteriormente foi anunciado que será no dia 13 de outubro.

Foi inaugurado o espaço que marca os 25 anos da casa pelo Sr. Bispo e em representação da Autarquia local, pelo Sr. Vítor Paulo (assessor do Sr. Presidente), este será mais um espaço de lazer ao ar livre, para todos os utentes e suas famílias. Ao centro encontram-se as figuras dos Fundadores da Congregação, Padre Tezza, Beata Josefina Vannini e o Mundo (símbolo da comunidade das Filhas de São Camilo espalhadas pelos 5 Continentes do Mundo).

A comemoração prolongou-se pela tarde fora, com o almoço organizado pelo Centro, corte do bolo e animado pela “nossa” fadista de eleição e também funcionária do Centro e pelo grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior. Houve lugar para muita dança, cantares e muita partilha de memórias com todos os amigos, funcionários e familiares dos nossos utentes que se envolveram ao longo destes 25 anos com a nossa Instituição.

Um grande bem haja a todos os presentes neste evento comemorativo, um agradecimento especial ao Reverendíssimo Sr. Bispo D. António Couto, ao grupo de Cavaquinhos da Univ. Sénior de Lamego, ao grupo coral de Armamar, não esquecendo os amigos e funcionários da casa que se envolveram em toda a dinamização e organização para que o dia fosse verdadeiramente especial.

Patrícia Guedes (Téc. Sup. Educação Social - CSFSC)