Previous Next

Visita Pastoral de D. António Couto ao Pereiro

A comunidade de São Sebastião do Pereiro aguardava com grande fé e alegria a Visita Pastoral de Sua Excelência Reverendíssima, o senhor Bispo de Lamego, D. António Couto.

A sua visita aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de junho e já vinha sendo preparada, com muito empenho, pelo pároco da comunidade, senhor Padre Amadeu Castro.

A visita do senhor Bispo tinha como objetivo principal o contacto mais próximo com as pessoas da comunidade e a administração do Sacramento do Crisma. No dia 13, quinta-feira, o senhor Bispo chegou por volta das 16h e teve a oportunidade de visitar todos os lugares de culto, os doentes administrando-lhes o Sacramento da Santa Unção que eles, com toda a certeza, recordarão. Às 19h celebrou a Eucaristia na qual proferiu e enalteceu as virtudes de Santo António que, neste dia, a Igreja celebrava e administrando o Sacramento da Santa Unção a todos os que estavam presentes e que se acharam dignos de o receber. No final fez a visita ao cemitério onde rezou pelos que repousam nesse lugar e já estão nos braços de Deus.

No dia 14, foi o encontro com as crianças, com os crismandos, falando-lhes da importância do Sacramento que iriam receber, complementando o que já tinham aprendido nas sucessivas reuniões de esclarecimento e formação cristã ministradas pelo seu pároco. Por volta das 21h, na sede da Junta de Freguesia, toda a comunidade, em ambiente de grande alegria e serenidade, saboreou um magnifico jantar de convivo e partilha.

No dia 15, o grande dia da Visita Pastoral, o senhor Bispo chegou à hora marcada, 16h00, junto ao nicho de Nossa Senhora de Fátima, onde o esperavam o Pároco, os Crismandos e seus padrinhos, familiares, senhor Presidente da Câmara de Tabuaço, senhora Presidente da Junta  e comunidade em geral. A receção foi feita com a entoação de um cântico já muito antigo, mas de grande significado: “Salvé, salvé eleito de Cristo” e umas breves palavras proferidas pelo pároco. Subida pela rua principal com uma passadeira feita de verdura e flores, até à igreja Paroquial, também engalanada logo à entrada, bem como o seu interior, e completamente cheia, iniciou-se a celebração Eucarística acompanhada com cânticos apropriados e muito bem ensaiados e que solenizaram ainda mais este ato religioso. Parabéns ao grupo coral e ao organista, professor André. Na sua homília, o senhor Bispo exortava os crismandos a deixarem tudo o que os impede a não estarem atentos aos outros e a procurarem o caminho do amor e do bem para que possam encontrar-se com Deus levando-O aos irmãos que mais precisem. Após a homília, na presença do senhor D. António os crismandos confirmaram a sua fé e de seguida receberem o Santo Crisma. No final da Eucaristia, cada crismando, num gesto simples, ofereceu uma flor ao senhor Bispo.

Após os atos religiosos e para encerrar esta Visita Pastoral nesta comunidade, houve um momento de convívio com um lanche na Junta de Freguesia oferecido pela mesma.

Por volta das 19h 30min, o senhor D. António partiu, deixando bem visível em cada rosto a alegria e creio, a saudade por todos os momentos vividos.

Uma referência especial a todas as pessoas que contribuíram para que esta Visita Pastoral decorresse desta brilhante forma. Ao senhor Padre Amadeu e seus colaboradores mais diretos na preparação dos atos litúrgicos, e à senhora dona Maria Manuel da Junta de Freguesia, que foi incansável para que nada faltasse, não esquecendo também a comunidade que apesar de ser pequena deu o testemunho de bem receber quem a visita. E conseguiram estando todos de parabéns.

Que a visita do senhor Bispo possa dar bons frutos desejando um encontro cada vez mais sério com Deus, vivê-Lo e procurar a felicidade contando com Ele em cada dia!


Flávio Sequeira, in Voz de Lamego, ano 89/28, n.º 4515, 18 de junho de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147