Previous Next

Celebração do Crisma na Paróquia de Britiande

“Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar”. Reunidos em comunidade, com a presença do nosso Bispo, a Paróquia de S. Silvestre de Britiande celebrou no Domingo da Solenidade da Santíssima Trindade (16 de junho), a festa do dom do Espírito pentecostal (Crisma). Foram 26 crismados (24 jovens e 2 adultos) que receberam através da unção na fronte o dom pascal por antonomásia, o dom do Espírito Santo. Este dom que fortalece a comunhão e nos envia para a edificação da comunidade, a exemplo da mais bela comunidade que é a Santíssima Trindade. Estes jovens/adultos com o auxílio do Espírito Santo ficam capacitados a cumprir o projeto que o Pai tem para cada um deles.

O nosso bispo, D. António Couto, sublinhou que a essência de Deus é o amor, um amor que precede e acompanha sempre a nossa existência. O nosso bispo de uma forma metafórica referiu que os nossos cartões de cidadão contêm uma “falha” grave a ausência da referência que somos filhos de Deus. Essa ausência conduz que tudo o resto da nossa vida deixe de ter sentido.

“Tudo o que o Pai tem e meu”. Neste dia cheio da presença da Trindade facilmente detetamos que o nosso Deus é generoso nos dons que nos confere, não nos oferece coisas, mas oferece-nos o Seu Filho e o Seu Espírito Santo. Saibamos nós apreciar e corresponder a esta generosa excentricidade divina. No final da celebração os jovens/adultos foram desafiados por uma frase do jovem italiano venerável Carlos Acutis (†2006) “todos nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias”. Os jovens foram desafios a permanecer sempre no Espírito Santo para permanecerem sempre originais. Por último, votos de agradecimento a todos que colaboraram e deram o seu contributo na preparação e celebração da festa dom do Espírito pentecostal.


Párocos de Britiande, in Voz de Lamego, ano 89/28, n.º 4515, 18 de junho de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147