Previous Next

Compromisso Vocacional e Pastoral: Seminarista do 5.º Ano em Tabuaço

Durante o ano pastoral de 2018-2019, de 13 de outubro (de 2018) a 30 de junho (de 2019), o seminarista João Pereira, no 5.º Ano de Teologia, natural de Freigil, em Resende, aos sábados e domingos, esteve em estágio pastoral nas Paróquias de Tabuaço, de Távora, Pinheiros e Carrazedo.

No último fim de semana, 29 e 30 de junho, foi "despedida" das comunidades paroquiais com as quais esteve comprometido pastoralmente ao longo do ano. Na Paróquia de Tabuaço, no sábado, no encerramento da catequese, oportunidade para a comunidade lhe agradecer a simplicidade, a amizade e o testemunho de fé que ao longo do tempo foi expressando. Do mesmo modo na Missa dominical, com a oferta de um ramo de flores, que ofereceu à Mãe e com um conjunto de fotos, recordando alguns momentos.

Uma das jovens, a Mara, em nome de todos, dirigiu-lhe a palavra:

“No dia 13 de outubro, há quase 9 meses, acolhemos o João Miguel, seminarista do 5.º Ano de Teologia, natural de Freigil, para em estágio pastoral, integrar a vida da comunidade paroquial, especialmente aos sábados e domingos, estando onde era preciso, a rezar e a cantar, a ler e a acolitar, no serviço à catequese e na dinâmica pastoral da Paróquia.

Quisemos que se sentisse em casa desde a primeira hora, tratando-o como um dos nossos. Veio para ensinar e para aprender, para dar e receber, para que mutuamente pudéssemos fortalecer a fé, mas também os laços de amizade que devem unir-nos como cristãos.

Tal como na vida de todos, terá havido momentos mais alegres ou mais cansativos, mas em todos prevaleceu sempre a proximidade e a bondade. Gostámos da forma como te integraste na vida da comunidade e foste cimentando a relação de amizade e afeto connosco, dos mais novos aos mais idosos, com descontração e alegria, com delicadeza e simplicidade.

Na oração e no testemunho, na empatia que foste colocando nas conversas, mas também na reflexão da Palavra de Deus, ajudando-nos a assimilar melhor as Cartas de amor que Deus nos escreve através da Bíblia, e que procuraste que se tornassem acessíveis para todos.

Agradecemos a Deus a oportunidade de te conhecermos mais de perto. Continuaremos a rezar por ti, pela tua vocação e pela tua vida. E independentemente do caminho a que Deus te chamar, valeu a pena esta parte do caminho que percorreste connosco com alegria e simplicidade, com simpatia e amizade. E o bem que se partilha jamais se esquece, jamais se perde, fortalece-nos e preenche-nos de esperança.

Que Nossa Senhora da Conceição interceda por ti ao Deus de Amor, ao Filho Salvador, ao Espírito Santificador, e que nos fortalece na fé, esperança e caridade. Que n’Ela, Mãe de Jesus e nossa Mãe, encontremos o colo que nos ampara, o carinho que nos desafia, a fé  que nos compromete uns com os outros, o louvor que nos faz olhar na mesma direção, para sermos, uns e outros, família de Deus.

Agradecendo-te pelos momentos em que partilhamos a fé e a vida, uma pequena lembrança: leva um pouco do nosso coração e da nossa gratidão, na certeza do que muito nos deixas de partilha e testemunho de fé. Muito obrigado”.

Emocionado, o João Miguel agradeceu a todos dizendo sentir-se acolhido, como em sua casa, prometendo rezar por todos. “As maiores bênçãos recebem-se dos corações daqueles que se cruzam connosco no quotidiano vulgar da vida, porque neles habita a presença do Autor de todas as bênçãos! Deus vos continue a acompanhar na alegria que tendes, na capacidade de construir grandes coisas, na liberdade sem receios de mostrar sentimentos e materializar afetos! Obrigado com toda a humildade e sinceridade do meu coração!”



in Voz de Lamego, ano 89/30, n.º 4517, 2 de julho de 2019

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147