Previous Next

Missa Nova do Padre Diogo Martinho

Para que se alegrem juntamente o que semeia e o que ceifa (Jo 4, 36)

Foi com enorme emoção que o nosso Diogo presidiu este domingo, dia 14 de julho, à Missa Nova, na Capela de Nossa Senhora do Refúgio (Fojo), paróquia de São Pedro de Gosende (Castro Daire). Por volta das 17h00, reuniram-se os muitos familiares e amigos para, juntamente, se alegrarem nesta tão abençoada solenidade. Toda a celebração foi recheada de pequenos gestos, mas gigantes no amor que continham.

O Diogo já, há muito, tinha admitido “o dia em que, se Ele quiser, serei ordenado, era já um dia de máxima importância na minha vida, mesmo antes de ter nascido.

Recuemos um pouco até essa altura. Corria o ano de 1994, quando no dia 26 de abril, a jovem Maria Olinda deu à luz um menino. Depois de tantas gravidezes que não chegaram ao fim, depois da dor, da mágoa e até da revolta de ver morrer um filho, nasceu o tão desejado Diogo. É desta forma que Deus age, trazendo uma nova vida a esta família, pois “Ele cura os corações despedaçados e cuida dos seus ferimentos” (Sl 147, 3). Este menino marcou, desde logo, o coração destes pais e mal imaginávamos nós que nos iria marcar também desta maneira.

Foi crescendo tal como outra criança qualquer. Não foi, de todo, aquela criança que tinha mais jeito para isto ou para aquilo, pelo contrário, mas “Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos”. A dada altura, estes pais “enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (São Paulo), decidiram que o melhor caminho para o seu filho, talvez, passasse pelo seminário.

Hoje, és o Pe Diogo Martinho! Não deixaste de ser o nosso Diogo, isso nunca deixarás de ser, mas agora tens uma missão ainda maior, tal como diz o Papa Francisco “és uma missão nesta Terra e, por isso, estás neste Mundo”.

Disseste “SIM” a este chamado, Deus falou-te e tu quiseste ouvi-lo, entregando-te, tal como Maria se entregou, dizendo: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim, segundo a Tua palavra” (Lc 1,38).
É com a maior das alegrias que, hoje, nos alegramos contigo e com a tua missão! Estamos muito gratos a Deus, por termos acompanhado grande parte do teu percurso, felizes por te vermos atrás de um altar!
Queremos-te agradecer por tudo o que tens feito por nós. É também graças a ti que, hoje,  existe o grupo de jovens Luz do Montemuro, e tudo o que isso envolve, jovens ativos e empenhados no serviço a Cristo. Em ti, temos um amigo, um conselheiro, o melhor “realizador” de sempre para os nossos vídeos e agora um pastor.

À nossa semelhança, são tantos e tantas os que estão gratos pela tua vida e por seres quem és! Ontem, tiveste a demonstração solene, no momento de ação de graças, de, pelo menos, três grandes rebanhos na tua vida: o grupo de jovens Luz do Montemuro, o Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens de Lamego e a família laranjinha do Movimento dos Convívios Fraternos de Lamego. Mas são muitos mais os que devemos acrescentar! Todos nós agradecemos a Deus por tudo o que fez e faz por ti. Queira Ele que nunca deixes de ser o rosto de Jesus Cristo, até aos confins do Mundo.

Que sejas cada vez mais de Deus e menos de ti!

Amigo, Pe Diogo Dias Martinho, obrigado por fazeres parte das nossas vidas! Obrigado por deixares que façamos parte da tua!



Grupo de Jovens Luz do Montemuro, in Voz de Lamego, ano 89/32, n.º 4519, 16 de julho de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147