Previous Next

Pe. Diamantino Duarte: 25 anos de pároco

Comemorado, no ano passado, o jubileu sacerdotal dos 25 anos de ordenação presbiteral, é agora tempo de assinalar e  celebrar as bodas de prata de pároco. Foi isso que aconteceu, no passado domingo, dia 21 de julho, na paróquia de Ferreirim.

A paróquia de Ferreirim, na zona pastoral de Sernancelhe, quis festejar os 25 anos da entrada do Padre Diamantino José Pereira Duarte, nesta comunidade, como pároco. A esta associaram-se também as paróquias de Fonte Arcada e de Macieira, que o receberam com pastor nesse mesmo ano, e Freixinho que o acolheu como pároco dois anos mais tarde.

A festa começou com o acolhimento feito no Lar do Sagrado Coração de Maria de Ferreirim. Ali se juntaram algumas dezenas de pessoas para receberem o anfitrião. Dali partiram em procissão, com o acompanhamento da Banda Musical 81 de Ferreirim, até ao santuário de Nossa Senhora da Consolação, onde era aguardado por algumas centenas de convidados das suas quatro paróquias, da sua terra natal e de tantos outros lugares, onde granjeia amizades.

A Eucaristia, celebrada no recinto da capela de Nossa Senhora da Consolação, teve inicio às 16h. Presidiu a esta celebração o Senhor Dom Jacinto Botelho, e com ele concelebraram alguns sacerdotes que quiseram unir-se ao Padre Diamantino, em agradecimento e louvor a Deus pela missão desenvolvida nestas comunidades. Ao terminar a Eucaristia, houve oportunidade para algumas homenagens feitas ao aniversariante, por parte das várias paróquias, com textos emotivos e agradecidos pelo trabalho levado a cabo ao longo deste tempo. Acrescentaram este agradecimento algumas prendas que lhe foram oferecidas pela paróquia e pela instituição que dirige. E por último, foi a vez de o Padre Diamantino agradecer também. Em jeito de resenha histórica, referiu algumas das suas investidas pastorais e sociais ao longo das últimas duas décadas e meia de estada naquele espaço pastoral. E terminou agradecendo o carinho, a estima, a consideração, a colaboração e a amizade que tem sentido de todas as pessoas que lhe estão confiadas, nas paróquias e nas instituições.

Após a celebração da Eucaristia, deu-se lugar a um salutar convívio, onde todos puderam degustar o saboroso porco no espeto, o vinho da região e as doces sobremesas que os seus paroquianos quiseram preparar. Para finalizar, foram cantados os parabéns ao anfitrião e partido o bolo, acompanhado com a esperada champanhe.

Que Deus continue a cumular de bênçãos o povo, através das graças que concede aos seus servidores.

Obrigado, Pe Diamantino.


Pe. Diamantino Alvaíde, in Voz de Lamego, ano 89/33, n.º 4520, 23 de julho de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147