Previous Next

Voz de Lamego: um Jornal que resiste ao tempo!

Foi numa breve passagem pela redação do Jornal Voz de Lamego, que a simpatia dos seus autores, convidando-me a sentar, me levou a satisfazer a curiosidade de como se elabora um Jornal!

Sou do tempo do Jornal “feito à mão”, meados de 1970, em que o saudoso Monsenhor Simão Botelho era o seu Diretor! Foi aí que comecei a minha colaboração, modesta e desinteressada, oralmente ou através de uns escritos gatafunhados, descritivos do jogo de futebol de Domingo!

Depois, tudo se desenvolveu e a colaboração foi sendo mais contínua e apurada, graças à evolução tecnológica que tomou conta da nossa sociedade. Mas hoje “apeteceu-me” assistir… graças à disponibilidade e amizade da equipa da redação (Diretor Pe. Manuel Gonçalves, design gráfico Pe. Hermínio Lopes e Pe. Armando Ribeiro, do Conselho de Redação e revisor de provas).

Um pedaço de tarde bem passada, pelo humor e boa disposição dos anfitriões, que me elucidaram sobre o tratamento das notícias, desde a chegada à redação, a composição das páginas e ordenação dos textos e imagens, até à impressão nas oficinas do jornal “Diário do Minho”, em Braga. Pormenorizadamente fui sendo esclarecido sobre a tecnologia atual, que simplifica o trabalho para que saia na perfeição!

Tudo isto acontece todas as segundas até ao meio dia de terça-feira, em que o jornal fica pronto para ser enviado ao Diário do Minho. Aí se faz a impressão e embalagem, para logo a seguir ser expedido, via CTT, a casa dos assinantes, e distribuído pelas bancas, para venda, na quarta feira.

Gostei de ver o “funcionamento da equipa”, “dois jovens e um veterano”, coadjuvados pela colaboradora, Aniceta Santos, que lhes dá apoio e toma conta de muitos outros assuntos relacionados com o Jornal.

“Voz de Lamego”, propriedade da Diocese, desde 1930, ao serviço da Igreja e de uma grande região, vai-se mantendo face às mais diversas transformações sociais e económicas, e que tem servido para consulta de muitos acontecimentos do passado!

O meu obrigado a toda a equipa pela forma como fui recebido, como respondeu às minhas questões e satisfez a minha curiosidade! E já agora, Boas Férias!

 

João Duarte Rebelo “Festa”, in Voz de Lamego, ano 89/33, n.º 4520, 23 de julho de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147